Tomates

03/08/2016 § Deixe um comentário

Tomates#Flor+fruto

Olá pessoal, tudo na paz? Espero que sim… Por aqui, o dia está bem nublado e se preparando para chover. No fim, hoje esquentou um pouquinho, está fazendo agora 16°C. Então, quando sobe a temperatura no inverno aqui no sul, é sinal de chuva! Pois é, e com isso a hortinha está crescendo mais lenta e as nossas pimentas, pimentões e pepinos morreram. Não sabia que eles eram tão frágeis ao frio. Mas os tomates estão indo aos trancos e barrancos.

Quando montamos a horta, uma das frutas que eu queria cultivar era o tomate! Eu sempre achei que fosse uma planta complicada demais, que só cresceria em estufa ou muito bem protegida, mas que nada, ledo engano! Como vocês podem ver na imagem, os tomatinhos floresceram e frutificaram! Porém, lendo sobre como cultivar tomates, li que eles são facilmente atacados por fungos e pior, é verdade.

Depois de colher o frutos, eu semeei e vingaram mais mudinhas, mas elas foram fortemente atacadas por fungos. Tentei leite, mas só piorou. Muitos usam a calda bordalesa como fungicida, mas eu não estava muito animado em comprar sulfato de cobre e cal virgem. Não que seja químico, mas não estava com vontade mesmo. Pesquisei mais um pouco na internet e achei uma receita de chá de camomila. Nossa, tem funcionado bem direitinho!! Passo com mais frequência do que dizem e está funcionando muito bem. A segunda remessa de tomates está crescendo! Um pouco mais lento por causa do frio, mas estão vindo. Plantei no solo mais ou menos 20 mudas e apenas uma morreu até agora. Estamos com mais umas 30 mudinhas crescendo no berçário (sementeira), mas estas eu farei diferente, eu montarei umas floreiras com Pinus que recuperamos em terrenos baldios, restos de obras. Queremos mostrar que podemos ter horta e tomates em qualquer espaço! Acho importantíssimo incentivar ao plantio daquilo que comemos. Nem que seja por pouco tempo, mas já ajuda, principalmente a reduzir o número de plantas com agrotóxicos. Fora que é uma delícia mexer na terra e ver a plantinha crescendo! Vamos viver o movimento do slow food!!

Tomates#Muda

Fiquem em paz!

joao_vi

 

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tomates no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: