Alimento nosso de cada dia…

29/07/2016 § Deixe um comentário

bananas

Bananas da nossa plantação

Olá pessoas queridas! Tudo na paz? Espero que sim!

Lembro quando eu era criança como eu amava chocolates, iogurtes, salgadinhos, biscoitos, bifes de hamburgueres congelados, assim como nuggets! Pois é, apesar de sempre comer muita fruta e salada, mesmo quando criança, eu amava todas essas coisas descritas acima. Bom, puderam perceber que eu não era uma criança magrinha. Alias, longe disso! Hehehe… Puxando um pouco da memória e pelo que a minha mãe e vó falavam, eu adorava tomar mamadeira com farinha láctea da Nestlé.

Bom, os anos se passaram e eu fui fazer biologia na Unisinos e nestes anos que se passaram, fui adquirindo conhecimento. Na faculdade tive várias disciplinas sobre metabolismo humano, bioquímica, biologia celular e molecular. Ou seja, comecei a entender como as células funcionam ou ter uma ideia bem boa. Nessa época, fazia academia há algum tempo e o meu instrutor é um cara fantástico, sabe tudo de metabolismo e como uma pequena esponja do lado dele eu ia perguntando tudo!! E perguntando mais e mais…hoje tenho um bom conhecimento sobre o funcionamento do corpo a ponto de me sentir confortável com o que eu aprendi. Claro, não sou profissional e também não lembro o nome de todas as enzimas e rotas metabólicas, mas sei o suficiente para o consumo próprio! Continuo lendo, mas com menos afinco do que antes.

Quando conheci a Kelly, passei a conhecer outro universo alimentar, pois ela é vegetariana (ovo-lactose) desde criança, então comecei a ler e a me enterar desse universo! Tanto que hoje sou praticamente um vegetariano! Ainda como alguma coisa de carne vermelha, mas frango, porco e derivados não como nada!! Nesse tempo que estamos juntos, 12 aninhos, assistimos à muitos documentários sobre alimentação e sobre a indústria alimentícia. Lemos muitas reportagens sobre o processo de produção e resultados de muitas pesquisas sobre a influência de determinados grupos alimentares e substâncias químicas que são adicionadas aos produtos e o que fazem em nosso corpinho. Resultado: cortamos do nosso cardápio arroz branco, açúcar branco e farinha branca. Como disse antes, sabendo como nosso corpitcho funciona e com o conhecimento gerado por novas pesquisas na área de nutrição, vimos que o açúcar branco, farinha branca e arroz branco, são veneninhos que vão detonando o nosso corpinho aos poucos. Junto de gorduras hidrogenadas e conservantes.

Claro, ainda comemos porcarias, como nós chamamos esses produtos industrializados. Adoramos o Doritos com guacamole, icetea, pão de queijo de saquinho, mas não tomamos refri, nem suco de caixinha! O chocolate só meio amargo para início de conversa. E tu sabes, que hoje, com meus 38 aninhos (não sou mais nenhuma criança), cada vez estou mais feliz com as nossas escolhas e cada vez mais produtivo e criativo. Antes me arrastava pelos cantos e tinha muito mal humor…agora é um pouco de mau humor! hahaha…

O que eu quero dizer é que, é possível irmos trocando algumas coisas pouco saudáveis por outras mais saudáveis. Não estou aqui para cagar regras, apenas para dividir um relato de uma mudança contínua, desde a minha infância até a minha idade adulta! Ou seja, não foi do dia pra noite e sim, um processo contínuo, com alguns recuos, mas sempre em um processo. Então meus amigos, não queiram mudanças drásticas em tão pouco tempo, claro,
a não ser em caso de urgência como uma doença muito grave, fora isso, podemos viver muito bem, sem as porcarias tão valorizadas em nossa cultura. Lembrem-se sempre nossa saúde é o reflexo do que comemos!

Fiquem em paz!

joao_vi

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Alimento nosso de cada dia… no .

Meta

