O valor das coisas

12/12/2011 § Deixe um comentário

Eu e o João e muitos dos nossos amigos filosofamos para mais de metro. Não adianta, somos assim e sempre estamos analisando algo ou questionando, deixando nossas conversas muito instigantes. Depois das notícias que apareceram na mídia sobre o trabalho escravo em terceirizadas da Zara, comecei a ver o que existe por aí em notícias e o que as pessoas acham de tudo isso. É inegável que estamos em um mundo capitalista, onde o consumo é a forma de “girar” a economia. Como também é inegável que estamos em um tempo onde os recursos começaram a ficar escassos.

A verdade é: cada vez mais veremos notícias como esta sobre a escravidão, ou falta de recursos naturais, ou propagandas sugerindo que tenha que consumir. Mas podemos ter uma relação mais sadia com o mundo que agora vivemos. Pensem bem, as lojas além de pagar impostos, tem que ter lucro, senão quebram. Se elas vendem produtos com preços muito pequenos, como terão lucro? Quem vai pagar o pato? Quase sempre quem produz. Como, por exemplo, lojas de R$1,99. Preços bacanas, produtos que muitas vezes não duram muito tempo, e a pergunta que não quer calar, mas já sabemos a resposta: como podem existir produtos tão baratos? Quanto o empregado da produção ganha para que seu chefe veja lucro na sua empresa? Lojas de departamentos muitas vezes (digo muitas vezes porque nem sempre tem preços tão bons assim) têm lucro, mas eu penso, quem é que está ganhando pouco para ter peças baratas nas araras/prateleiras?

Do outro lado também vejo cada vez mais produtos com valores irreais, muito além do que valem. Certo, existe a marca e sabemos que ela interfere muito no quesito valor. Mas tudo tem limites, certo? Por isso, é bom ser um consumidor consciente. Saber que atrás dos valores existe toda uma cadeia de produção e venda. Saber que não consumir não é a solução hoje em dia, mas comprar bem é. Saber que com cada atitude podemos fazer um mundo melhor. Cada um tem sua regra de como viver, mas é bom saber que nossos atos refletem de alguma forma ao nosso redor.

Foto sxc.hu.

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O valor das coisas no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: