Seu cachorro está no peso ideal?

03/11/2011 § Deixe um comentário

Quando morávamos em Porto Alegre, uma das nossas cachorras começou a ganhar peso após ser castrada. A Duna gostava muito de dormir e começou a ficar cada vez mais quietinha. Um ano antes de nos mudarmos fomos à veterinária e ela chamou a nossa atenção, pois a Duna estava com uns dois quilos acima do que deveria estar. Nos preocupamos, começamos a fazer mais exercício com ela e quando vimos já estávamos aqui em Florianópolis, morando em uma casa. Aqui ela voltou ao seu peso ideal, corre pra caramba, brinca bastante e dorme bem menos.

Ter um cachorro fora do peso é preocupante, mesmo que um, dois quilos. São diversos os problemas de saúde que o animal poderá obter com o tempo e devemos pesar nossos bichinhos seguido justamente para prevenir e dar uma vida saudável para eles.

Mês passado entrei no site Cachorro Verde, falando justamente sobre o sobrepeso dos cachorros. Segundo o site, podemos ver e sentir o peso ideal do cachorro. O primeiro, Escore de Condição Corporal (ECC) compara as imagens acima com seu dog. Deixe ele com as quatro patas no chão (como nas imagens) e compare: cintura visível entre costelas, abdômen pendular na vista lateral, pescoço largo. Fizemos esse teste com nossos quatro dogs e somente um ficou entre o ideal e gordo. O Soho, único macho, depois da nossa mudança (da casa do Santinho para esta casa), estava menos agitado, o que fez ele ganhar um quilo.

Para termos certeza que ele não estava no peso ideal, fizemos outro teste, do “palpômetro”. Sentindo o cachorro mesmo. Deixamos ele na posição de quatro patas no chão novamente e colocamos a mão no dorso até o final das costas, somente sentindo e não apertando. Devemos sentir as vértebras dorsais e no lombo os ossos pélvicos.  Vou colocar o texto na íntegra, pois é muito bem explicativo: “Para sentir as costelas, posicione o dedão na espinha dorsal do cão e os outros dedos nas costelas. Percorra a mão nessa posição, ao longo da lateral do cão. Você deve conseguir sentir as vértebras dorsais e as costelas, sem aplicar pressão. Consegue diferenciar as costelas? Se você precisou pressionar as costelas para senti-las, seu cão pode estar acima do peso. Se não conseguiu distinguir nada, nem as costelas e nem as vértebras ou o osso pélvico, é provável que ele esteja obeso. Uma camada muito espessa de gordura está envolvendo os ossos.”

E o veredito? O Soho estava realmente fora do peso ideal. Logo que tivemos a certeza disso, vimos que não estávamos brincando com eles diariamente. Um erro, com certeza. Voltamos à nossa rotina de exercícios e tudo melhorou, mas precisamos ficar de olhos abertos, pois todos animais precisam ter uma vida saudável. E o seu dog, está no peso ideal?

Anúncios

Marcado:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Seu cachorro está no peso ideal? no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: