Emagrecimento saudável

03/11/2011 § Deixe um comentário

Verão chegando e as pessoas ficando neuróticas para emagrecerem. Fisiologia é uma coisa que eu me amarro e eu tive o prazer de ter tido um excelente instrutor de academia que me ensinou muito!! Óbvio, não sou fisiologista, mas entendo um pouco de metabolismo.

Quando eu tinha uns 18 anos, fazia horrores de academia! E o meu instrutor sempre dizia “o resultado do treino é 60-70% influência da alimentação”.  Eu sempre procurei me alimentar corretamente, enquanto outros se entupiam de merdas para ficarem gigantes! Sempre fui do tipo meio gordinho e convivo muito bem com isso. Tenho tanto tendência de engordar como de emagrecer, mas há anos estou sempre com o mesmo peso.

Chegando o verão as pessoas simplesmente querem emagrecer e não se importam com um emagrecimento saudável à longo prazo. Tem que ser tudo pra ontem! Bom, vivemos no mundo “pra ontem”. E em função dessa loucura de emagrecimento eu gostaria de compartilhar um ponto central que quase todo médico e nutricionista esquecem e receitam bobagens que só estragarão ainda mais o organismo!!! Dependendo da dieta é melhor ser gordinho e comer um pouco de porcaria, que afeta menos o organismo.

O emagrecimento rápido é ruim. Nosso metabolismo é feito para não perder calorias, então se a perda de gordura é acentuada, ele dará um jeito de repor tudo e até mais gordura que se tinha antes para evitar a perda novamente. Ele pensa que o organismo está entrando em colapso, devido ao emagrecimento acelerado. Eu não sei se os médicos e nutricionistas se dão conta que o nosso corpo é o mesmo há pelo menos 150 mil anos e que até há 60 anos atrás esses alimentos mega calóricos não existiam. O nosso organismo não está preparado para essas doses cavalares de gordura e açúcar, sem falar no sal. Nossos alimentos eram à base de raízes e proteínas de várias origens animal e vegetal. Só que esses alimentos são de difícil digestão e assim o organismo gasta caloria para digerir e não libera toda a glicose (combustível para células do corpo) na corrente sanguínea, dando tempo para ela ser consumida. Fora que não existia mordomia, tudo era à pé e feito manualmente.

Hoje além das facilidades que encontramos, devidos aos equipamentos eletrônicos, nossas comidas são bombas calóricas  de fácil digestão. Assim, não gastamos nada para digerí-las e liberam toda a glicose de uma só vez (Índice glicêmico alto). Claro que o organismo não consegue consumir e armazena sob forma de glicogênio (forma que esse combustível é armazenado, quando não é utilizado pelo corpo). Como não nos exercitamos o suficiente, isso tudo vira gordura, que é a forma de armazenamento mais difícil de gastar. Só que se tu gasta muito em pouco tempo, o organismo liga todos os alertas. Que nem eu escrevi antes, ele é feito para armazenar todas as calorias. Ele continua agindo da mesma forma há milhares de anos! Por isso que se fala tanto em alimento integral, porque volta aos primórdios e o organismo precisa trabalhar mais para digerir esses alimentos.

Gente, não existe milagre. Sério, parem de pensar que existe uma fórmula mágica que irá resolver os problemas alimentares. Na verdade, não existe fórmula mágica para nada. O que existe mesmo é enfrentar os problemas de frente e resolvê-los! Isso sim funciona muito bem. Quanto mais fugimos, pior a situação fica. Então, se estão engordando, tentem primeiro não engordar durante uns 6 meses e depois comecem uma reeducação alimentar para a perda de peso. Tipo, 4 quilos em um ano ou um pouco mais, mas as contas têm que ser na casa de anos, senão acontece de emagrecer 10 kg em dois meses, passa o verão e engorda 15! Vamos dar menos bola para esses padrões de beleza que o sistema dita!!!

Fica a dica pessoal!

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Emagrecimento saudável no .

Meta

