Adote

28/09/2011 § Deixe um comentário

Quando eu tinha quatro anos meus pais decidiram ter um cachorro em casa. Eu era uma criança que tinha alguns medos e eles acharam a melhor opção ter um dog para minha companhia, companhia deles e para cuidar da casa. Decidiram que queriam uma cachorra de porte grande, uma pastora alemã, toda preta. Quando chegou lá na casa que morávamos, ela morria de medo de mim e eu dela. Eu tinha tanto medo que ficava em cima da mesa e ela embaixo, sem saber o que fazer. Era cômico e eu lembro bem.

Depois da Lika, nossa pastora, vieram mais seis cachorros. Adotados ou não. Alguns comprados por valores simbólicos, outros caros (na realidade somente uma, a Yorkshire). Assim posso com alguma base falar sobre a compra e a adoção de animais. Existe diferença. Eu ainda não tinha noção sobre isso, pois era muito novinha, mas com o tempo pude amadurecer e perceber o quanto nossas atitudes podem modificar tudo ao nosso redor. A atitude de cada um respinga sobre todos nós, sem pedir permissão.

Quando eu era ainda pequena, uma das nossas cachorras que adotamos estava grávida e teve nove filhotes. Nove! Gente, vocês sabem o que é colocar para adotar um cachorro sem raça? Foi o início de um processo doloroso e de amadurecimento, e pude ver ao meu redor o que estava na realidade acontecendo: eram animais sendo abandonados, machucados, sendo mal tratados, sem contar com as ninhadas que tinham aos montes na rua. A crueldade de um mundo que trata animais como objetos é pesado gente. Pude ver de perto o que acontece em canis (dogs doentes, deixados em lugares insalubres, mal tratados).

Estamos em um momento no mundo que precisamos ter consciência dos nossos atos. O que nossos antepassados fizeram está tendo o reflexo agora no mundo e não está sendo legal. Por isso, caro leitor, se quiseres ter um animal de estimação, se queres mesmo com consciência de toda a responsabilidade por outro ser vivo, adote, não compre. Se tu tiveres um cachorro de raça e quiseres cruzar, pense duas vezes. Três vezes, até quatro vezes. Existem milhares de animais abandonados, sem donos espalhados no Brasil e mundo afora, esperando por alguém bacana, e colocar mais animais no mundo somente por querer, ou ganhar dinheiro através de animais domesticados é um tanto quanto egoísta. Pense bem. 

Nada melhor do que enxergar além do próprio umbigo e sermos coerentes com tudo ao nosso redor. O mundo está em um processo de modificação e podemos melhorá-lo.

* Frase retirada de uma faixa que está na Lagoa da Conceição, aqui em Florianópolis. Antes de ver ao vivo a faixa, vi no Mãe de Cachorro. Também li um texto muito bacana no site Cachorro Verde, vale a pena ler!

** Foto cheia de pose do nosso cachorro da casa, Soho. Fez pose de triste!

Marcado:, , , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Adote no .

Meta

