O tal Bisfenol A

19/09/2011 § Deixe um comentário

Ano passado, exatamente há um ano atrás, escrevi sobre a face maligna do plástico. Coloquei os males que uma substância pode trazer para nosso organismo: o Bisfenol A, ou BPA. Em diversos países a substância é proibida em qualquer plástico. No Brasil, no dia 15 de setembro deste ano, a ANVISA determinou a proibição de fabricação e venda de mamadeiras que tenham bisfenol A.

Pois bem. Existem diversos estudos mostrando risco à saúde quando somos expostos ao Bisfenol A. Ele pode ser encontrado no plástico das mamadeiras, copos de plástico, embalagens plásticas para armazenar alimentos e bebidas e alimentos enlatados, já que é utilizado não somente na fabricação de plásticos como no revestimento interno das latas.

Quando aquecemos ou congelamos o plástico pode passar essa substância para os alimentos e bebidas. Falando sério. BPA pode: provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade.

A ANVISA proibiu somente a fabricação de mamadeiras com bisfenol A, mas não vou esperar o momento para que seja proibido em todos os plásticos que utilizamos (que contenham BPA). Por isso que, desde ano passado, quando minha amiga enviou trabalhos apresentando essa preocupação, estou trocando todos os plásticos de armazenamento de alimentos aqui na cozinha. Troco por vidro, sem pensar duas vezes. Alguns compramos, outros pegamos os vidros de geléia, mel, limpamos, pintamos as tampas (deixamos todos com tampas pretas, ficou bacana mesmo) e estamos colocando todas as embalagens de plástico no lixo. A saúde da gente vale muito mais, não?

Agora, para saber se o plástico tem BPA, veja no fundo do recipiente, no número de reciclagem. Os números 3 ou 7 indicam a presença da substância.

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O tal Bisfenol A no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: