Bobagem, será?

18/10/2010 § 4 Comentários

Boa tarde pessoal!

Bom, como eu havia comentado com o Joel, estou para escrever este post a meses!! hahahaha… Bom, trocando alguns comentários do por quê, as coisas custam tão caras no Brasil, li muitas coisas interessantes a respeito. Pretendo não enrolar muito.

Na revista Viagem e Turismo de agosto ou julho, não lembro, tem uma reportagem sobre a presidente da ANAC, Solange Vieira, que acabou com a palhaçada das companhias aereas nacionais. Permitiu que empresas estrangeiras possam dar descontos de até 80%! Claro, que os presidentes da GOL e TAM abriram a choradeira e a chamaram de incompetente pra baixo. Resultado da história, nunca se viajou tanto de avião! E o que é melhor, a população mais humilde esta conseguindo viajar de avião tb. Justamente pela iniciativa da presidente que abriu a concorrência. É isso que eu não entendo. Os caras já ganham grana e não permitem que uma parcela maior da população não se beneficie, por causa de ganhos e mais ganhos. Claro, esse é um exemplo pequeno, mas muito ilustrativo da ganância!

Fonte: O Globo

O outro lado da moeda é que a culpa de preços absurdos, não culpa exclusiva dos empresários, mas sim da própria população afetada. Nas páginas negras da Trip do mês passado, edição 192, o antropólogo Roberto Da Matta explica que nós, os brasileiros, temos sede de exclusividade e paga-se alto para isso. O tal de Fetiche. Paga-se muito além do que o produto realmente custa, por causa do que esse produto representa. Por isso, restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro, em que meia dúzia de atores de novela e subcelebridades frequentam, custam bem mais do que os mais famosos de Nova Iorque. Então gente boa, tem nenguinho pagando caro, só pra se achar! FODAAA!!! É só olhar os sites mais populares como Globo e Terra. A quantidade de gente sem noção alguma que esta fazendo qualquer coisa para aparecer é absurda! E o pior que conseguem a fama!! Sei lá, fico decepcionado. Tudo bem… não sou contra a pornochanchada, mas que pelo menos possamos ter a chance de escolher outra coisa!

Fonte: Trip

No fim, realmente vivemos, acredito que a população brasileira como um todo, nossos últimos dias na Terra! hehehe… Sério, realmente estamos comprando mais, porque o Real esta mais valorizado, mas as coisas meio que saíram do prumo. Gente pagando absurdos por produtos que não valem um terço. Como já disse antes, agem por estímulos externos sem raciocinar. E eu acredito, que o voto seja feito dessa forma! Alguém dúvida??

Será que eu sou muito chato, sempre escrevendo sobre a mesma coisa? Eu juro que eu sou uma pessoa legal!!! hahahaha…Mas não me conformo com o rumo das coisas. O ambiente indo pro saco e as pessoas deslumbradas com bobagens! Claro, bobagem é super importante para nos distrair e para nos transformarmos em pessoas mais leves, mas viver da bobagem eterna me deixa nervoso, porque absurdos são feitos em quanto as pessoas pensam só na bobagem!

Acredito, que seja legal lerem a reportagem na Trip!! O link esta em cima do 192!!! hehehehe…

Abraço a todos! E consumam a bobagem com moderação!!

Anúncios

Marcado:, , , , ,

§ 4 Respostas para Bobagem, será?

  • Joel disse:

    Cara…, assino em baixo também não concordo com o rumo das coisas … percebe que falta nesse país mais educação … em tudo em mas, tudo mesmo.. para que se crie essa percepção.

    Outro dia assistindo essas reprises de novelas, naquele canal Viva.., percebi que antes novelas que davam 70 ate 80 pontos de ibope, ajudaram muito a alienar o povo …é isso que temos … poucos mesmo são corajosos, heróis anônimos.

    Pena! … quem sabe meus netos ou bisnetos … me faça mudar de opnião.

    • Joao Luis disse:

      Olá Joel, tudo bem?

      Pois é…infelizmente, temos a tendência a aceitar tudo mastigadinho por preguiça, mesmo. Na Super Interessante desse saiu uma reportagem que o Brasil apresenta o pior desempenho na leitura de livros. A média é de 1,5 livros, enquanto no Uruguai são 6, Chile e Argentina são 5 livros lidos por ano. Ah, e o preço do livro, claro, é mais caro. Então, como fazer pensar um povo, que não esta acostumado a usar a cuca. Claro, não tão simples! Não basta distribuir livros por aí e achar que as pessoas começarão a ler. Mas acredito, que as duas disciplinas mais importantes e que deveriam ter a maior atenção e carga horária na escola são Português e Filosofia. A primeira ensinaria o povo a ler e a entender o que se lê; a segunda faria o povo questionar.

      Acho que aí, sim, as novelas teriam menos importância e seria um mero entretenimento e não uma máquina de fazer votos e ditar regras na sociedade.

      Mas a falta de leitura é um mal que assola ricos e pobres!

  • Ana disse:

    Primeiro gostaria de dar os parabéns pelo blog.
    Realmente a falta de leitura é um mal que assola ricos e pobres, mas não acho que seja somente isso. Na minha opinião entram em questão os valores morais e éticos, principalmente para gananciosos(não digo que todos o são, mas que uma boa porcentagem sim) empresários, dentre outros.
    O que fazer para mudar esse fato uma vez que estes mesmos ‘controlam’ a população?
    Pessoalmente, gostaria que a solução viesse da própria população, munida de educação(em todos os sentidos da palavra), mas não acredito que isso ocorra, não se a situação continuar dessa forma.

    • Joao Luis disse:

      Olá Ana! Valeu!!
      Realmente, é complicadíssimo mudar o rumo desse controle! Afinal, existem inúmeras maneiras de controlar a população e o “pão e circo” têm funcionado com muita eficácia no nosso caso. Outro ponto neste controle, é o sonho de enriquecer, assim as pessoas se atiram nessa busca frenética e não se questionam sobre o rumo de suas vidas. Um bom exemplo disso pode ser visto no filme do Michael Moore, Capitalism: A Love Story. Na real, ele mostra com todos os detalhes como a coisa é feita no EUA.

      No fim, depois de vários anos, hoje vejo que as duas disciplinas mais importantes na escola são Português e Filosofia! Ambas te ensinam a entender e a pensar. Se elas somos apenas ratinhos que reagem a estímulos externos. E se as pessoas perderem a capacidade de entender e pensar, elas ficarão num vazio perigoso e serão presas fáceis desse sistema predador! Sim, devemos que a população volte a ter a capacidade de indignação e protesto, mas ainda somos muito mansos! Passo importante, é doar livros as escolas e incentivar nossos sobrinhos, priminhos, filhinhos dos amigos e até vossos filhos a lerem ao invés de ficaram olhando barneys e xuxas (na minha epoca! hehe)!

      O caminho é longo, mas vale a pena!!!
      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bobagem, será? no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: