Por que é tão caro?

23/08/2010 § 4 Comentários

Bom dia pessoas do meu Brasil.

Nesses últimos dias, eu e a Ké estamos olhando os preços de coisas que vai desde roupas até computador. E um questionamento inevitável me veio a cabeça, por que as coisas no Brasil são tão caras? Eu sei que parte da resposta, são os impostos. Mas, os impostos NÃO são toda a resposta!!  Aqui, o preço beira o absurdo, seja o que for! Tenho uma irmã que mora em Barcelona a uns 15 anos e toda vez que ela vem pra cá, ela não compra quase nada. Gente, o Euro é duas vezes e meia o valor do real! E aqui os preços conseguem as vezes quadruplicar o valor em Euro! Claro, me refiro aqui a produtos que são vendidos tanto no Brasil, quanto lá fora.

Hoje em dia, o Real esta valorizado e não existe mais a inflação como era a 30 anos. Hoje, podemos economizar, planejar e comprar. E não só isso, podemos comparar nosso poder de compra com o de outros lugares ditos de primeiro mundo.  Assim, vemos muitos produtos pela internet com entrega no Brasil e essa comparação se tornou inevitável! Tenho visto, que além do valor de impostos,  estão imbutindos os valores da exclusividade. Sei lá, cada empresário coloca o preço que quer para atingir público que lhe interessa mais, mas o que me deixa muito “puto da cara” é o valor de produtos, que lá fora as pessoas podem comprar normalmente e aqui elas tem que ganhar uma sacola de dinheiro ou o que é pior, são impossibilitadas de comprar!

Exemplos que ilustram bem o que pretendo dizer, seguem abaixo (mas para ter o efeito que eu quero, não convertam os valores em Euros para Reais): (1) Tenho um casal de amigos que moram em Milão e precisavam comprar um sofa-cama, como lá existe a Ikea (loja sueca tipo TOK STOK), eles compraram um por 90 Euros!! Gente, 90 Euros!!!! Aqui, em qual lugar acharemos um sofá por 90 Reais ou 200??? (2) Temos outra amiga que morou vários anos em Portugal, mas bem no interior. Ela ganhava 700 Euros por mês, mas não precisava gastar com aluguel e nem com comida, pois ela trabalhava em um hotel e convenhamos, 700 por mês é pouco, mas lá, ela conseguiu comprar um Renault zero (parcelado, mas tudo bem) e um Sony Vaio. Vocês entendem o que eu digo? (3) Olhem os perfumes em qualquer lojinha aqui e depois vejam no Morangão (site de perfumes e comésticos de Hong Kong, que entrega no Brasil). A diferença é absurda!! E não é só eu que digo isso,  (4), a reportagem de capa da Viajem e Turismo desse mês fala sobre como esta mais barato viajar e comprar na Europa, tanto que a reporter coloca “que nunca mais fará compras no Brasil”, (5) os eletrônicos são de 3 a 4 vezes mais caros no Brasil e por aí vai.

Por que tudo isso me deixa brabo? Porque isso gera absurdos para se ganhar mais e mais dinheiro para produtos que podem custar pouco.

Temos que ter consciência na hora de comprar. Porque se comprarmos menos, existe a tendência de que os preços diminuam. Não podemos sustentar esses exageros só para manter a exclusividade de poucos. Acho que a produção é baixa e por isso fica mais caro tb. Acredito de coração que se os preços forem mais baixos, muito mais pessoas comprarão e o resultado será mais empregos! E isso pode acontecer com os impostos do jeito que estão, pois basta ver a quantidade de carros caros nas ruas!  Sou nacionalista, basta ver meus posts, mas honestamente, do jeito que as coisas custam aqui, quem tiver condições de comprar fora, que o faça!  Pode ser que assim, conseguiremos que as coisas custem o preço que realmente valem!

Anúncios

Marcado:, , , ,

§ 4 Respostas para Por que é tão caro?

  • Joel disse:

    Entendo muito bem sua pergunta … morei por dois anos seguidos na Espanha e tb nao consigo entender a mentalidade daqui referente a preços… tb nao acredito que seja so impostos .. mas sim a cabeça e a mentalidade dos empresarios daqui.. que e de ganhar e ganhar… por cima de tudo acima de tudo nao se importando com consumidor … desde materia básica ate produto final… para reverter isso preciso reformular o pensamento empresarial mudar hábitos de consumo … mas isso leva anos .. algumas coisas ja mudaram desde estabilização econômica mas acho dificil chegarmos a um padrao Europeu … quem sabe poderiamos aprender mais rapido se houvesse mais intercambia entre Europa e Brasil … quem sabe … algumas coisas realmente nao pagamos o preco de vale … mas somos obrigados a isso.

    abraços Gostei do post

    • Joao Luis disse:

      Valeu Joel!! Desculpa pela demora em responder!!
      Cara, realmente nossos empresários não têm o hábito de olhar o lado do consumidor. Sempre ganhar MUUITO com poucas peças. Infelizmente, essa é uma realidade que vai perdurar um bom tempo, pois a cada ano tem novos consumidores sedentos por produtos e pegam o preço abusivo! É uma verdade muito grande que o intercambio cultural enriquece as nações, mas o que eu vejo, é uma galera que passa anos na Europa, mas apenas para aloprar. No fim, ficam somente com outros brasileiros e não absorvem a informação como deveria. Normalmente, brincam de passar trabalho e quando voltam ao Brasil, esquecem o que aprenderam. Não digo que são todos, mas a quantidade de pessoas que vão pra fora, acho que já era para nós estarmos mais adiantado. Não acha?

      Abração!

  • Joel disse:

    Mas muito que vão morar la fora nao sao formadores de opnião e muitos nao absorvem o que realmente deveria …. oque penso sobre intercambio cultural esta na troca de ir e vir … digo estudantes Europeus deveriam vir aqui dar umas aulas … deveriamos entender melhor a forma de vida de paises como a Suecia … Eslovenia …Polonia … so sabemos poucos em filmes que as vezes entram em circuito para poucos… consumimos LIXO … de padrao americanos falsificados por chineses rs …
    e facil entender isso qdo recebo amigos de la e eles fazem as perguntas mais primarias por que isso porque aquilo… vai demorar mas ta mudando sou otimista e uso sempre o que sei para isso … mesmo nadando contra a mare…

    • Joao Luis disse:

      Concordo plenamente contigo, Joel! Porém temos que tornar o nosso país atrativo para esse tipo de intercambio, porque infelizmente, por hora, só o turismo sexual e de drogas tem trazido estrangeiros em quantidades. Outro fato, é o turismo para ver a pobreza. É importante chamar a atenção para essa cena trágica que faz parte da América do Sul entre outros continentes do Hemisfério Sul, mas existe outro setores importantes e que precisam de muito intercambio e é justamente nesse que anda a passo de tartaruga.

      Tenho dois posts para serem feitos, ambos são sobre os empresários que apenas querem mais e mais dinheiro, porém de áreas bem diferentes.

      Abração Joel e realmente NUNCA devemos perder a esperança!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Por que é tão caro? no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: