Certo e Errado

05/04/2010 § 5 Comentários

Olá meu povooo! Feliz Páscoa gente boaaa!!! E ae, comeram muitos ovinhos e coelhinhos??? Não tenho do que me queixar, pois a sogrona nos forneceu uma boa quantidade de chocolates ótimoooos!!! Valeu dona Claudete!

Bem pesssoal, após eu olhar uma imagens que a Ké me enviou por e-mail sobre aquários, não pude deixar de escrever, pois essas duas imagens dizem muita coisa!!! Vão do errado para o certo.Vamos a elas:

1) Aquário marinho, já deixei claro o quão nocivo ao ambiente ele pode ser. Nesta foto da Casa Claúdia podemos ver que tem 3 corais neste aquário (água doce, os corais são utilizados para alcalinizar a água) que provavelmente foram retirados da natureza.  Embora o aquário seja de água doce, os corais foram retirados do ambiente e vendidos por empresas especializadas em aquariofilia e é justamente essa prática que devemos evitar. Acompanho de perto isso, pois sou biólogo marinho e tenho contato com o pessoal do ICMBio que faz apreensões de corais, estrelas-do-mar e peixes ornamentais. A pouco participei de uma reunião de pesquisadores, que comentaram que uma série de organismos marinhos estão ameaçados, justamente pela quantidade de animais capturados para a aquariofilia. Sim, sou contra aquários marinhos, pois 90% dos animais que estão ali dentro são do ambiente e morrem logo. Sem contar que o fundo do aquário é feito com coral e algas calcárias moídas, que tb exercem um papel importantíssimo no ambiente. O que me deixa chocado é com a falta de comprometimento por parte das revistas e jornais, como esta reportagem que saiu na Casa Claúdia. Afinal, os efeitos do desmatamento e poluição de rios e mares já estão aí, sendo sentidos por nós! Por isso são importantes as dicas que a Ké dá de reutilização dos móveis e materiais.

2) Já nesta foto também da Casa Claúdia, mostra um aquário de água doce lindo com ácaras-discos que são magníficos!!! Um aquário bem plantado no centro da sala, dá um charme e transmite tranquilidade para aqueles que usufruem da peça! Assim, é bonito e sustentável, pois os peixes são criados em cativeiro, assim como as plantas. Só as pedras não o são, que isso é um problema, mas menos grave, pois não são vivas, mesmo se forem retiradas do ambiente! Aproveitem! Curtam e tentem fazer a coisa o mais certo possível!

Anúncios

Marcado:, , , , , , ,

§ 5 Respostas para Certo e Errado

  • Rodrigo disse:

    Caro amigo, o aquário da primeira foto não é um aquário marinho com toda certeza, mas doce. Os peixes são ciclídeos americanos conhecidos como Peixes Papagaio Blood, um híbrido que só nasce em aquário, filho de duas espécies diferentes, não encontrado solto na natureza, inclusive ele sequer se reproduz por ser híbrido. Os corais são utlizados para alcalinizar a água…… A reportagem está errada…..

    • Joao Luis disse:

      Obrigado Rodrigo pela correção de alguns pontos falhos. Já realizei as modificações. Realmente, havia ficado em dúvida quanto a natureza daqueles peixes, pois as imagens como eu disse no post, foram retiradas do site da Casa Claúdia. No entanto, os corais que estão ali para alcalinizar a água foram retirados da natureza e não crescem em cativeiro. Essa prática infelizmente é errada e traz sério prejuízos ao ambiente.

  • Raphael disse:

    Olá!

    Bons dias!

    Cumprimentando aos amigos e amigas, e complementando humildemente o assunto: há controvérsias a respeito do lado ético do comércio dos peixes-papagaio. Dizem que ele não pode comer direito por causa da boca, que é bem esquisita por sinal(nunca os vi comendo), e que tem a coluna deformada. E também fica a dúvida no ar de quantas anomalias foram geradas, até conseguirem “moldar” um peixinho como eles(os cientistas) queriam.

    Beijos e abraços a todos!

    • Joao Luis disse:

      Ola Raphael, tudo bem?

      Excelente texto! Pois é, devido aos devaneios de nós, humanos, são criadas criaturas que apresentam deformidades sérias. E não somente com os peixes, mas sim com cachorros tb. Só não fizeram com pessoas ainda, pq é proibido, mas te garanto que teria um bando de maluco pra criar aberrações.

      As pessoas deveriam refletir e se informar um pouco, mas um pouco mais antes de perpetuarem esses horrores!

      Raphael, sabendo de mais textos, por favor, não exite em contribuir conosco! Muito obrigado!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Certo e Errado no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: