A aguinha que bebemos

07/10/2009 § 1 comentário

Boa tarde gente boa!

Olha eu aqui outra vez!! Na verdade, eu sou um mero participante do blog da Ké! hahaha… Ótimo trabalho minha lindaaa!!!

Bom, o post da vez é sobre um assunto, que me deixou um pouco perplexo. Estou fazendo uma disciplina na UFRGS (Universidade Federal do RS) chamada Ecotoxicologia. Nessa disciplina aprendemos sobre poluentes no solo, ar, água e os principais métodos para inferir com antecedência antes que ocorram eventos drásticos como uma mortande de peixes ou outro distúrbio grave no ambiente. Então vcs já viram que a coisa esta começando a ficar feia! Pois é, aqui no RS temos dois grandes rios, o Gravataí e dos Sinos. O rio dos Sinos, foi palco de uma grande catástrofe ambiental à uns dois ou 3 anos atrás. No entanto, o que me deixou alarmado, foi que a CORSAN (empresa de abastecimento de água) recebeu por parte da FEPAM um aviso que fosse evitado coletar água do Rio Gravataí para o consumo. SIM! O Rio está tão poluido, que a CORSAN não consegue mais eliminar os poluentes. E o que é pior, se a água é clorada com poluentes orgânicos, existe a formação de outros poluentes mutagênicos que são piores para a saúde! O que me deixa mais tranquilo, já que os arrozeiros captam água para a produção de arroz. Legal, né!?

Rio dos sinos

O que me fode a paciência é que a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS), tem que gastar saliva pra caralho para as empresas se adequarem. Pô, a FEPAM tem vários métodos muito bons para analisar os possíveis efeitos tóxicos com antecedência, mas as pessoas não querem saber dos resultados, pois os efeitos mais sutis só são percebidos em peixes ou pequenos crustáceos e o alegado pelas pessoas, é que isso está acontecendo somente com os animais, que com o HOMEM é diferente. Assim, deixam que essas merdas aconteçam no ambiente! Só que isso esta chegando a nós!!!! Pq é tanto poluente na água, que chega na gente! Claro, a maior parte dos poluentes é do esgoto doméstico e mais uma vez nossos queridos políticos roubam e não deixam dinheiro algum para o saneamente e tratamento de esgoto. Para vcs terem idéia do que digo, na cidade de Caxias do Sul cerca de 4% dos 500 mil habitantes é tratado! SIM!!! Uma mísera parcela do esgoto é tratado. Outro ponto, que eu quero ressaltar é que Caxias é o segundo polo metal-mecânico do país!!! Então vcs podem imaginar o que o Rio Tega recebe de poluentes.

Complicado minha genteeee!!!

Reflitam sobre a questão do consumo, pq quanto mais a gente compra, mais produtos são necessários para produzir e mais resíduos são gerados, e infelizmente liberados na nossa água. Por isso é muito importante pensar antes de comprar! Se é realmente necessário aquele produto?! A Ké sabiamente, coloca inúmeros posts sobre reutilização de materiais e assim, aumentar a vida útil desses materiais, sem que eles virem lixo desnecessariamente!

Anúncios

Marcado:, , , , ,

§ Uma Resposta para A aguinha que bebemos

  • NATALIA disse:

    QUE A POLUIÇÃO É POR CAUSA DO LIXO ORGÂNICOS E OS PRODUTOS TOXICOS QUE FAZ MAL PARA A SAUDE E PARA OS PEIXES QUE DEPENTE SÓ DA ÁGUA!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento A aguinha que bebemos no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: