Recifes de Corais

18/09/2009 § Deixe um comentário

Pessoas desse Brasil, estou para escrever sobre isso à algum tempo e depois de ler alguns livrinhos, resolvi fazê-lo agora.

Recife de CoralFernando de NoronhaCortesia: João Paulo Cauduro Filho

Pois bem, um pouco da dinâmica dos recifes de corais. Eles são formados por cnidários com esqueleto de carbonato de cálcio em sua grande maioria, mas algas, conchas e as espículas das esponjas entram no bolo para formarem essas estruturas. Para vcs terem uma idéia, um coral para atingir o tamanho de 1-2 metros pode levar de 300 a 3 mil anos. Ou seja, esses locais lindos de morrer, não se formaram da noite para o dia.

Os recifes estão em locais de muita instabilidade climática e servem de proteção ao continente contra a força das ondas provocadas por tremores de terra ou furacões. Sim, eles servem de quebra-mar para diminuir a força das ondas e se eles não existissem o processo de erosão do continente seria muito grande. Aí, os bangalosinhos não poderiam existir como nessas fotos, que nos vemos por aí. Ao contrário do que ocorre no ambiente terrestre, a recuperação de um ambiente desses é praticamente impossível, uma vez que não existem bancos de “sementes” e o crescimento é lento demais. Nesses ambientes recifais um organismo depende do outro para que tudo exista daquele modo que vemos, assim como em uma floresta.

Só que as árvores que criam o ambiente para o aparecimento de outras espécies, apresentam um crescimento muito mais rápido, em relação a esses organismos marinhos, então a recuperação de um ambiente de floresta tropical pode ser recuperado em 20 – 30 anos, o que é impossível para um recife. Então pensem bem antes de comprarem qualquer coisa oriunda dos recifes. Não peguem conchas ou qqr outra coisa que possa servir para o continuo processo de formação dessas construções naturais!

Coral Pétreo SolitárioCoral Pétreo Cérebro

No momento que retiramos do ambiente qualquer pedaço de coral ou concha, estamos limitando o ambiente do composto carbonato de cálcio, que serve para a formação corais jovens e para a manutenção dos blocos calcários que formam essas estruturas, chamadas de recifes.

Esqueleto de Coral Pétreo

Olhem, mas NÃO toquem! Por favor. Comprem presentinhos com materiais provenientes de programas de sustentabilidade. Comprem artesanato das cooperativas. Aí sim, nós estaremos ajudando no desenvolvimento dessas comunidades. As vezes pensar dói, mas vamos lá! Um pouco de exercício mental, não faz mal a ninguém. Aliás, evita os alemães Alzheimer e Parkinson!

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Recifes de Corais no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: