Acara disco

09/09/2009 § 4 Comentários

Falarei do peixe mais lindo dos aquários de agua doce!! O Acara Disco!

Acara disco Blue Diamond

Acara Disco com filhotes

Um peixe majestoso de movimento lento e gracioso!! Um peixe que vive muito, pode chegar entre 15 a 20 anos e que alimenta os próprios filhotes. Sim, ele libera um muco pelas escamas que nutrem os alevinos no primeiro mês de vida. São peixes monogâmicos verdadeiros, ou seja, formam um casal para a vida toda.

Não suportam peixes com movimentos rápidos. O ideal é ter um aquário formado somente por discos e quem sabe com acaras bandeira. Os neons tb são uma boa pedida para conviverem com os discos, além de darem um certo movimento. Os discos gostam de água levemente acidificada, em torno dos 6,8 a 6,0. Menos que isso pode complicar para as plantas. O aquário para eles deve ser grande, pois podem atingir uns 15-18cm, dependendo da raça. Então eu aconselho um aquario com pelo menos 200 litros. No aquário dele deve ter muitas plantas, pois são peixes originários de igarapés, ou seja locais aonde a água avança sobre a terre, por isso da água acidificada e aquário bem plantado, pois ficam muitas plantas submersas. Claro, o ambiente além de calmo, não pode ser muito iluminado.

Nunca tenham apenas dois discos, deve-se ter no minimo 3. Se for apenas dois, um deles dominará o outro e o dominado morrerá por falta de comida. Optem por discos ainda filhotes com mais ou menos 8 cm, pois crescerão juntos e formarão casais. Além de se adaptarem ao aquário novo. É muito comum comprar discos grandes e coloridos e passados alguns meses eles emagrecerem e morrerem. Lembrem-se eles são exigentes qnto a essas características.

Eu tive um disco azul real, lindo, que passou 6 meses parado na frente de uma pedra. Parecia em transe. O meu aquario era formado por acaras bandeiras e ele. Com o passar desses seis meses, um dia ele acordou da letargia e dava porrada em todos os outros! Sério, o bicho ficou impossível!!! Não deixava ninguém comer. Resultado, tive que devolve-lo a casa de aquario e trocar por outros acaras bandeiras! Vai saber. Acho que ele era bipolar!

Marcado:, ,

§ 4 Respostas para Acara disco

  • Jonas Porto disse:

    Ola João tudo bem?
    bom acabei de ler o seu posto e também sou apaixonado por este lindo peixe, porem estou começando agora e vou montar o meu primeiro aquário.
    voce comentou que eles gostam de aquários bem plantados, que plantas você me indicaria para colocar, vou pegar um aquário de 100 litros.
    abraços e parabnes pelo blog.
    me mande um e-mail com a resposta por favor.

  • claudio disse:

    boas joao…gostei mt do teu topico…eu ja tenho aquarios a 3 anos…e nunca tive nenhum disco..agora tenho um de 200 lt que tenho la alguns peixes a tava a pensar em meter la dois discos…..gostei mt…

    • Joao Luis disse:

      Muito obrigado Claudio!!
      Os discos são animais lindos!! Aconselho a compra-los menores, pois eles vão crescer no teu aquario e a adaptação será muito boa!!
      Boa sorte e diga como eles estão!!

  • Maycon Wander disse:

    João adorei o seu documentario. Eu tenho um aquario de 100l e queria saber quantos discos posso colocar.Ele ja esta plantado com 6 neons, 1 acara bandeira e 4 mato grosso. fico esparando sua resposta viu

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Acara disco no .

Meta

