Escolhendo os peixes Ornamentais

01/09/2009 § 14 Comentários

Bom, como havia dito no meu post anterior começaria a trazer algumas dicas aos leigos que queiram ter aquários como forma de decoração ou como hobby.

Tenham em mente, que o aquário é uma pequena fração de um habitat e por isso é importante não misturar as espécies de peixes com hábitos muito distintos entre si. Como já disse antes, tem que se ter em mente o desenvolvimento pleno dos seus peixinhos, então estudem sobre as espécies que vcs irão colocar no aquário. Sempre tem um tipo de cor e padrão de corpo que nos interessam! Lembrem-se que são seres vivos e não podemos brincar com suas vidas! Não é muito caro e pode trazar muita alegria ter um aquário bonito e bem cuidado!

Betta splendens - Peixe de brigafonte: Aquahobby

Lembrem-se tb, que é um 1 centímetro de comprimento por 1 litro de água. Ou seja, se forem 10 peixes de 15cm, o aquário deve ter 150 litros. Aquários apertados geram brigas e mortes em demasia! Quando eu tive o meu primeiro aquário, aos 10 anos, eu tinha um peixe por litro. Bom, meu aquário era pior que o presídio central e sempre tinha aqueles peixes que matavam os outros. Com o tempo, aprendi a não misturar peixes de hábitos diferentes e manter essa proporção. As brigas acabaram e os peixes até formavam casais. Depois explico melhor isso!

Ao escolher o seu peixinho, ele deve ser jovem, pois adapta-se muito facilmente ao novo local e ao novo dono. Normalmente, peixes grandes já estão velhos e não passam de 6 meses de vida. Experiência própria. O peixe deve ter as nadadeiras bem abertas e nadar com desenvoltura. Não pode ter pontos brancos pelo corpo como se fossem algodão, não devem permanecer na superfície procurando ar ou parado em cantos. O interessante é colocar a mão sobre a superficie do aquário e ver se os peixes se agitam como se fossem receber comida. As nadadeiras devem ser todas proporcionais e não podem estar machucadas ou murchas. Essas dicas são muito importantes, pois representam que o peixe que vcs estão comprando é sadio e viverá com plenitude. É muito frustrante comprar os peixes e depois de dois meses eles morrem do nada. O ideal que todos os peixes do aquário da loja estejam se movimentando com desenvoltura, pois como o aquário é pequeno, pode haver contaminação por algum tipo de moléstia a todos que estão ali dentro e se comprarmos um desses peixes, eles irão contaminar os peixinhos que já estão numa boa no teu aquário.

acara bandeira

plati

Antes de colocar os peixinhos novos na em sua nova moradia, eles devem permanecer dentro do saquinho plástico boiando na superfície por uns 10 minutos. Isso fará com que a temperatura do saco, fique igual a do aquário. Peixes não toleram variação muito brusca de temperatura. Então se colocarmos direto dentro do aquário e a temperatura for muito diferente, eles podem morrer na hora. Outra dica, é não misturar a água do saquinho com a do aquário, pois pode ter uma coisa e infectar os peixes. Tem aquaristas, que mantem um aquário de quarentena antes de colocar no aquário definitivo. Assim, se os novos peixes estiverem doentes, não contaminam o restante. Porém isso nunca aconteceu comigo.

Marcado:, , , ,

§ 14 Respostas para Escolhendo os peixes Ornamentais

  • Ana Raos disse:

    Adorei as dicas ,tive umas baixas no meu aquario, ainda não sei o que houve, mas perdi uns 8 peixes inclusive tres acaras lindissimosa.fiz teste de ph da agua está tudo em perfeita ordem porem eles continuaram morrendo , quase 1 por dia

    • Joao Luis disse:

      Olá Ana! Valeu!!! Coloquei apenas as experiências que eu tive com os meus peixes! Quanto tempo tem os teus peixes no aquario? O que pode acontecer se eles forem novos, é que eles não estão se adaptando bem, devido as condições extremas da onde eles estavam e para onde eles foram (teu aquario). Outra hipótese, caso os teus peixes sejam mais antigos, é a mudança constante de agua. O universo dentro do aquário vai além do pH e temperatura, assim eles podem morrer por outros fatores como os microorganismos, que existiam e foram removidos sem nós vermos. Isso é uma grande possibilidade de ocorrer! Boa sorte!

  • joao peixinho disse:

    Ola! gostei muito do post e principalmente da foto desse betta, que tipo de betta eh esse?

  • flavia disse:

    eu adorei o primeiro peixinho.eu tenho um betta ele é bem safadinho e bonito.é vermelho e elegante

    • Joao Luis disse:

      Olá Flavia! Tudo Bem?
      Os bettas são peixes lindos! Experimente colocar um espelhinho na frente dele! Tu verá ele todo aberto em posição de ataque! Fazer isso algumas vezes na semana fará bem ao teu peixe, mas se tu deixares por muito tempo, ele acabará fraco e estressado. Outra dica é cuidar com a temperatura da água dentro e fora do aquário, pois como os bettas são peixes que respiram pela superfície esta mudança de temperatura pode acarretar em doença! Fora isso é um peixe super resistente!

      Mas eu te confesso que fiquei curioso, quanto ao “safadinho”! O que ele apronta?? hehehe…

  • leandro disse:

    eu tenho um peixe plati e um betta achei legau eles comprei um acara bandeiro e eles se dao muito bem

  • rodrigo magalhaes garrido disse:

    eu sempre tive peixes dês dos 8 anos , e sempre brigavam , pelo que vc falou tem muito sentido !!
    eu quero criar novamente betta ,mais quero ter filhotes , eu ja cruzei um betta mais eles fizeram o abraço mais nao saio nenhum ovo !
    Ate hj eu fico me perguntando o que aconteçeu naquele dia !!!
    pode me responder ?
    obg , amei suas respostas !!!!!

    • Joao Luis disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem?
      Interessante este teu relato. Muitas vezes as primeiras posturas de fêmeas jovens apresentam problemas e elas comem todos os ovos, mas sobre o fato de não ter saído ovos, realmente não sei te dizer, o que pode ter ocorrido. Acredito que possa entrar nessa questão de fêmeas jovens.

      Os Bettas são lindos!

      Boa sorte e obrigado pelo elogio.

  • jhonatan gonçalves disse:

    eu ja tive um betta macho mas como eles nao podem misturar eu troquei na loja peguei duas femeas bettas mas elas brigavam , o vendedor falou q eu podia misturar agora eu tenho um peixe q parese um betta nao sei a raça dele!!

  • Dolores disse:

    Oi,

    Achei muito interessante seu Post, Parabéns!!!

    Deseja Criar Peixe Betta e Não Sabe Como?

    Aprenda Tudo o Que é Necessário Para Criar de Forma Adequada.

    Acesse:

    http://www.comocriarpeixebetta.vai.la

    APROVEITE NOSSA PROMOÇÃO E EXCLUSIVA GARANTIA DE SATISFAÇÃO!!!

  • EFFECT BANDIT disse:

    eu tenho um casal de colisa e nao estou a conseguir adapta-los, eles estao extremamente assustados.

  • Raquel disse:

    Oi !!! Adoro peixes e sempre quis ter um aquário… Sei que exige muitos cuidados e manutenção… Enfim queria saber que peixe eu poderia ter e também algumas dicas para uma ” mae “de peixe de primeira viagem. Se tiver alguma dica e observação eu agradeço

  • mel Oliveira disse:

    o peixinho dourado pode conviver com outras espécies?

    • Joao Luis disse:

      Mel, os peixinhos dourados são dóceis, porém é bom evitar peixes muito menores que eles, pois eles podem tentar engolí-los, pois são glutões! Peixes agressivos devem ser evitados, pois atacam as suas caudas. Abraço, João

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Escolhendo os peixes Ornamentais no .

Meta

