Aquário de água doce!

26/08/2009 § 9 Comentários

A partir de hoje farei uma série de posts dedicados ao aquarismo.

Durante uns 15 anos da minha vida tive aquário. Acho lindo e um ótimo passatempo, pois a tranquilidade que dá ao ver os peixinhos em sua busca por alimento e até sociabilização. Na verdade sai mais brigas do que amizades, mas é muito compensador ver um aquário bem montado!

O principal é que ele seja retangular, embora possa ser quadrado ou a altura ser maior que o comprimento. Mas o ideal é que o comprimento seja a maior dimensão. Eles podem ter cantoneiras ou não, como nas fotos abaixo. É fundamental, ter a certeza de que o móvel que o aquário irá ficar, seja resistente!!!!

aquario com cantoneira

aquario sem cantoneira

Nele devemos pensar no tipo de filtragem. Existem as de fundo e as externas. Na filtragem biológica de fundo, há uma cama com placas de plástico toda perfurada, aonde a camada de cascalho fica sobre essas placas. Nessas placas existe uma torrezinha com uma pedra porosa em seu interior e esta está conectada a uma mangueira ligada a um compressor de ar. Por aí que ocorre a oxigenção da água.

Já o filtro externo puxa a água do aquário e passa por um sistema de carvão ativado, de vidro e cascalho. Em alguns casos há umas esferas que ajudam na produção de bactérias, que ajudam no equilíbrio da água. A água que passa pelo sistema deixa preso pequenas impurezas, como resto de alimento e dejetos dos peixes. Sim, eles liberam seus excrementos na água, o que a torna com p.H. muito baixo, que pode ser prejudicial aos peixes e plantas.

Eu, particularmente, prefiro o sistema de filtragem externo, pq é mais eficiente na retirada das impurezas. O filtro de fundo faz com que as impurezas sejam depositadas abaixo dessas placas e com o passar do tempo é necessário a limpeza total do aquário, o que é totalmente desaprovado, pois quebra o equilíbrio da água e os peixes morrem “de repente”. Mas isso dependerá de cada um.

Filtro externo
BioballFlitro Biológico de fundo

Além do sistema de filtragem, é preciso escolher uma boa iluminação e existem uma série de lâmpadas. A principal é que seja uma lâmpada fluoerescente (como nos exemplos dos aquários acima), pois favorece o aparecimento de algas “boas” ou verdes. As lâmpadas incandescentes facilitam o aparecimento das algas marrons, que podem matar as plantas e/ou reduzir o oxigênio da água. Ou seja, não é muito bom! Normalmente, pode-se deixar um lado do aquário mais escuro para peixes mais tímidos, afinal no ambiente natural a iluminação não é difusa 100% e existem muitos locais com sombras.

O cascalho precisa ficar em desnível (como nas fotos dos aquários acima), ou seja, na parte do fundo ele deve ser maior, que na parte da frente. Se eu não me engano, deve-se deixar na frente uns 5-6cm e atrás uns 10-12cm. Mais ou menos assim. É preciso bastante cascalho para que as plantas possam crescer e prendê-las no fundo, caso contrário as plantas não ficam no fundo. A granulação é importante, pois depende que tipo de peixes que iremos adquirir, pois tem os que gostam de remexer o fundo e podem engolir as pedras e quanto maior for o grão de cascalho, mais difícil será para esses peixes revirarem o fundo. Mas se fomos ter peixes muito pequenos, alguns podem ficar presos no fundo. Tem peixe maluco pra tudo!!

Eu sou a favor de aquário com 100 litros, pois é mais fácil para quem esta iniciando. Pois é muuuuito fácil ocorrer superpopulação. O cálculo é mais ou menos de 1cm de comprimento do peixe para 1 litro de água. Tem que se ter o cuidado, pois muitas vezes compramos peixes jovens e eles crescerão! E isso deve ser levado em conta. Um exemplo: 10 peixes que podem atingir o tamanho máximo de 15cm, deve-se ter um aquário de 150 litros. Assim, crescerão bem e não haverá brigas! A superpopulação em aquários acarreta em constantes brigas, que levam os peixes a matarem uns aos outros. Isso é super comum. Falarei mais disso em outro post.

Anúncios

Marcado:, , , ,

§ 9 Respostas para Aquário de água doce!

  • hionan disse:

    tenho um aquario de 200lt.e troca a agua todos sabado e o fitro a cada 04 dias,esta certo? e o sistema de filtrage biologica com uma banba de 400lt horas e o suficiente? ha vejo nestas trocas uma alga que cresce atras da bomba esta e boa ou nao ? pode vir matar os peixes ou nao? devo retira-las em toda a troca como venho fazendo…

  • Ingrid disse:

    É olá eu estou procurando um aquário,queria saber se esse :https://vidainsolita.wordpress.com/2009/08/26/aquario-de-agua-doce/
    é seu e qual é o preço me manda um imal com resposta pf :
    ingridnunesbotti@hotmail.com

    • Joao Luis disse:

      Ingrid, o blog é meu e da minha esposa, sim! Temos a política de não responder por email, pois a tua dúvida pode ser a de outros! Seguinte, infelizmente, eu não tenho preço de aquarios. Nosso blog é apenas de curiosidades e dicas! Abraço!!

  • Paulo Ferreira disse:

    O aquario é um sistema artificial portanto quanto menor seu volume de água, mais rápidamente respondera as variáveis externas. Como temperatura por exemplo. Se vc têm uma coleção de água, essa abriga organismos vivos que irão interagir com as variáveis fisico-químicas do meio. Trocando em miúdos, um aquário pequeno responde rapidamente as variações de luz e calor, quer dizer se toma muita luz rapidamente algas microscópicas nele presente se multiplicarão de tal forma até comprometer o sistema. Se o aquário têm muitos peixes a elevação de temperatura influi diretamente na fisiologia desses organismos, ficarão mais ativos, irão consumir mais oxigênio e eliminar mais dióxido de carbono e por aí vai… Procure encontrar o ponto de iluminação adequado ao seu volume de água. Trocar água semanalmente implica em trocar mudar todas as condições fisico-químicas e biológicas do aquário. Trocar um volume menor de água é uma saída melhor. Procure deixar seu aquário mais próximo possível do ambiente onde vive seu peixe, não se esqueça que cada organismo têm um rol de exigências e as vezes misturamos peixes com exigências bem diferentes. Boa sorte, ou boa leitura se achar melhor.

  • Paulo Ferreira disse:

    Vc têm dois aquários um com 100l. e outro com 500l. ambos estão próximos, na sua sala de estar.
    Os dois aquários têm a mesma população de peixes de idade e tamanho (cinco peixes p/ ex).

    Qual dos aquários vc julga que necessitará maior atenção?

    Que aquário irá ter o consumo de oxígênio esgotado mais rapidamente? Qual dos aquários irá responder as variações de temperatura e iluminação da sua sala estar?

    Agora vamos considerar que sem querer vc juntou peixes de locais diferentes um casal que vivia em água corrente, com seixos rolados no fundo e os outros três peixes restantes que viviam em um lago de fundo lodoso.

    Espero ter colaborado, um abraço a todos.

    • Joao Luis disse:

      Prezado Paulo,
      com toda a certeza contribuiste e muito com este blog!!! Tenho certeza que muitas pessoas se beneficiarão com sua explicação!
      Se me permitires, farei um post destas suas colocações, que foram perfeitas!
      Muito obrigado.

  • robison disse:

    muito bom para nois q temos aquario

  • daniel brito disse:

    eu tive 3 peixes betas femeas, e quando chegou o iverno elas morreram congeladas no meio das plantinhas de mentiras.
    porque isso acontece?
    eu posso colocar betas femeas com outras raças no mesmo aquario?
    eu posso colocar beta femea com beta macho para eles terem filhotes?
    obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Aquário de água doce! no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: