Norge, Norway, Noruega

20/08/2009 § Deixe um comentário

norge_3

Onze anos atrás não sabia muito deste país: Noruega. Sabia sobre o bacalhau, vikings, muito frio e que todos eram loirinhos. Eehhehhe. Brincadeiras à parte, já são onze anos que fui para este país desconhecido e fiquei lá por um ano, terminando o colégio como intercambista. Alguns dados do país: a língua oficial é norueguês, país de monarquia, capital Oslo, moeda coroa norueguesa.

Eis que é um país lindo. Além de ter uma cultura muito rica e extremamente diferente daqui (completamente!), a natureza lá é o que faz a diferença. Como os noruegueses amam a natureza, não tem um final de semana que não estão subindo alguma montanha, esquiando, fazendo trekking, tudo ligado à natureza. Lá que aprendi muito do que uso até hoje para o trabalho de sustentabilidade. Eles realmente estão mil anos à frente da gente neste e diversos pontos.

Morei aquele ano em Sandnes, cidade mais ao sul, pertíssimo de Stavanger, cidade que faz parte dos campeonatos mundiais de vôlei de praia. Stavanger realmente é uma cidade linda, portuária como a maioria das cidades, com suas lindas casas tombadas pelo governo, todas branquinhas…

O que quero relatar aqui é mais uma daquelas viagens que devem ser feitas. Mais uma vez, mais do que qualquer outra trip, sem muitos tostões no bolso e muita vontade de conhecer tudo, fomos em 26 intercambistas para o norte da Noruega, chegando na fronteira com a Rússia. Pegamos um navio que faz essa rota, o M/S Polarlys da Hurtigruten e fomos de Bergen à Kirkenes, cidade fronteira com los russos. Como não tínhamos grana e o navio estava um pouco vazio devido à época de baixa estação, nos cederam a sala de convenções e acampamos durante dez dias (gente, agora posso estar mentindo, mas não sei exatamente quantos dias que ficamos embarcados…). Tínhamos um banheiro para todos e a diversão foi um dos pontos altos da trip, como sempre deve ser.

norge_2

Fotos: fiordes e alguns da trupe. Eu sou a de óculos com uma carinha bem redondinha… ehehhe.

Foi nesta viagem que vi pela primeira vez a aurora boreal, dança de luzes no céu, algo mágico, sublime, na natureza não sei se acharei algo tão lindo. Todos ficaram maravilhados e o frio… frio era de menos nessas horas. Lembro bem, fomos em abril, um pouco depois do meu aniversário. Foi um presente pra vida, linda a trip, gente tão bacana que quase não falo mais (somente com alguns ainda mantenho contato) e muiiiita saudade. Todos novinhos né, 17 anos, 18 no máximo e um mundo realmente de descobertas. A única coisa de fato que foi ruim foi que comprei bonequinhas russas lá na fronteira e… esqueci em um ônibus que usamos lá… até hoje gostaria de ter as bonequinhas. Penso que um dia irei até a Rússia e vou me esbaldar nelas.. ehehehe.

No final das contas… sim, o povo lá é super fechado, o norueguês não é um bicho de sete cabeças, é um país riquíssimo, super preocupado com o meio ambiente, é frio pra caramba  (mas passo mais frio aqui no sul do brasil do que lá), tem muito loirinho mesmo, e eu acabava sendo mais uma na multidão, só viam que eu não era de lá quando viam meu sotaque diferente do de lá… Aurora boreal, sol da meia noite, natureza, natureza, natureza, tem que curtir a Noruega.

Foto lá em cima: à esq. Kirkenes, cidade fronteira com a Rússia, bemmm ao norte. À dir. o navio, polarlys.

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Norge, Norway, Noruega no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: