Viagem de reconhecimento do litoral do RS

13/08/2009 § Deixe um comentário

trip

Moro no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Sou de Caxias do Sul, serra gaúcha. Mas não me sinto parte de nenhuma dessas cidades. Sou de todos os lugares, não sou tradicionalista. Começo relatando os posts sobre viagens com uma que foi super bacana e em um dos lugares que mais gosto, senão dizer O lugar que mais gosto: praia.

Como começou: inicialmente iríamos fazer uma caminhada que um amigo nosso, vulgo “comandante” queria fazer, de todo o litoral sul. Iriam ser 5 ou seis dias se não me engano. Éramos em cinco no total, o comandante, gui, úrsula, edu e eu. Na época acho que todos faziam academia e estavam bem preparados para a viagem e topamos geral. Chegando perto da trip, nosso comandante de bordo teve um problema de saúde e não pode comparecer. Úrsula também acabou abandonando a ideia, mas não lembro bem o pq. Foi assim que nós três, eu, gui e edu, resolvemos encurtar a viagem do litoral do RS. Ao invés de ir de Quintão (sul) até Torres (norte), decidimos ir de Atlântida à Torres, que levaria 3 dias. Faríamos no total 50 à 60km.

Pois bem. Não era uma viagem cara. Só tínhamos que ter uma mochila, barraca, pegar um bus para Atlântida e em Torres ir para Porto Alegre. A comida levaríamos lanches leves e almoçaríamos na civilização mais perto que achássemos. Dormiríamos em uma barraca, nas dunas, longe de tudo e todos. E caminharíamos muito, sem frescura alguma.

Galerinha, galerinha. Deu tudo muito certo. Era dia de natal e começamos a trip. Em Atlântida, folia total. Antes de começar nos alongamos na plataforma e fomos caminhando. Fazíamos assim: a cada uma hora, parávamos 10 minutos para alongar, beber água e comer um pouco de chocolate ou algo. Em alguns lugares chegaram a nos fotografar, gravar vídeos, foi engraçado. Tinha lugares que praticamente não tinha nada, só o barulho do vento. Aliás… o vento… no sul é normal ventar muito no litoral, o famoso nordestão. E estava uma louuucuuura. Vento muito forte contra a gente.

Chegando perto de Arroio do Sal e antes de Rondinha, decepção… largos esgotos indo em direção ao mar. Alguns não eram tão grandes, mas lembro bem que no segundo dia, tive que trocar de tênis pois tive que pular muito no meio da m… é sério. Coitado do mar… a poluição era visível, mas a beleza do mar, das dunas e dos animais chegava a nos tirar o fôlego. Sim, o litoral gaúcho pode ser bonito, preferencialmente longe da civilização.

No primeiro dia tudo tranquilo. No segundo dia, o gui em areias brancas teve dores enormes nos pés… tivemos que fazer uma parada e chegamos um pouco mais tarde no nosso acampamento que era escolhido na hora… longe de tudo e todos. E levava algum tempo para montar, já que o vento era forte e tínhamos que caminhar um tanto para conseguir dunas perfeitas. De manhã era um sarro, desmontar barraca, passar protetor, comer, acordar e seguir viagem. Sempre nos atrasávamos e cuidava para que todos ficassem bem. Éramos um time.

trip_final

Quando chegamos à Torres (fotos acima, à esq eu por último), foi o supra sumo. Ninguém acreditava na nossa pequena trip aventura, tanto que nos ligaram diversas vezes para ver se gostaríamos de carona.. acreditam??? Bom, fomos até a praia dos molhes, divisa do estado do RS com SC. Fechamos a trip com chave de ouro, às 14hs. Fizemos festa até horas da madrugada. Nada como superar pequenos limites… lembrar pra sempre. E a saudade fica…

Fotos no início do post: barraca pronta para ser retirada (tinha uma linda família de corujas muito queridas perto) e nós três, foto tirada por um pescador no meio do nada.

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Viagem de reconhecimento do litoral do RS no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: