Cada dia um dia!

13/07/2009 § Deixe um comentário

Ae galerinha! Nesse domingo, ontem, eu comecei a me exercitar!! Sim, depois de quase arrebentar meu tornozelo no inicio do ano (janeiro), voltei a correr! Claro que foi muito pouco, mas comecei! Nossa, a sensação é muuuito boa depois de uma corridinha! Tava precisando. Tenho muito problema com concentração e meu humor oscila um pouco durante o dia. Porém nessas últimas semanas tenho sofrido mais com a variação de humor e concentração. Para quem não sabe, eu faço doutorado em ecologia e a concentração é fundamental para as minhas atividade diárias. Então imaginem, como não estava me concentrando como deveria, meu humor tb sofre quase que diretamente, pois estava ficando muito puto, por não trabalhar como deveria. Então resolvi voltar as minhas corridas.

Eu já li que atividade física ajuda na concentração, sistema imunológico e principalmente no humor. Por isso, resolvi  criar uma rotina boa pra mim! E consequentemente boa pra Kelly, assim eu nao fico tão chato! hehehe… Mas sério, por causa da prostração e dificuldades normais do dia-a-dia acabamos por protelar uma série de coisas e principalmente, inventamos muitas desculpas para corroborar com as nossas teses, do porque deixamos tudo pra última hora. No entanto, o ponto central não é atingido. Mudar de postura.

Então fiz uma pesquisinha rápida no nosso maravilhoso Wikipédia sobre os efeitos da endorfina, uma das substâncias liberadas pelo organismo após atividades físicas.

Bom, em linhas gerais ela é uma substância que os neurônios utilizam para se comunicarem e é um hormonio que atua nosso organismo.

Os efeito no nosso corpinho:

Melhoram a memória

Melhoram o humor

Melhoram o sistema imunológico

Bloqueiam lesões dos vasos sanguineos

São antioxidantes

Aliviam as dores

VIRAM!!! Uma porrada de coisas boas que a endorfina faz por nós!!! Então, eu lhes pergunto, por que não criarmos uma rotina boa em nossas vidas?? Podemos combater o stress, mal humor, depressão, ansiedade e ainda ficarmos com o corpo saudável!!! Um pouco de esforço inicial e depois entramos em uma rotina boa. Não podemos deixar que só coisas ruins façam parte de nossas vidas.

Infelizmente, vemos as coisas compartimentadas e desconexas! Não fomos educados a enxergar a integralidade das coisas e principalmente, como uma coisa interfere na outra. Assim, naquele momento inventamos um monte de desculpas para não fazer atividade física. Assim, passa-se uns dias e como não fizemos nada a uns dois ou três dias, não fazemos mais nada o resto do mês. Pq dividimos a semana em 5 dias, que não podemos fazer nada, pois trabalhamos e 2 dias pra fazer tudo!! Ou seja, vivemos para apenas dois dias, pq durante a semana nao tem como. E como apenas dois dias é muito pouco e estamos com todo o stress acumulado da semana, é aí que não fazemos nada mesmo. E os meses se passam e o stress acumula. Como a cada dia que passa, envelhecemos um pouco mais e a nossa capacidade de recuperação vai diminuindo. Então não adianta deixar para o ano que vem. Então, temos que resolver nossos problemas de uma vez no hoje! Mas como não fazemos essa leitura, deixamos pra depois até que não adianta apenas uma corridinha ou umas aulas de ioga. Temos que tomar kilos de remédio, sofrer com dietas restritivas de sal, gordura, açucar, farinha, sais minerais e por aí vai, enquanto que poderíamos fazer um pouquinho todos os dias.

Basta um pouco de dialogo em casa para pedir ajuda e força de vontade. E a nossa rotina boa será uma rotina maravilhosa!!! Sério, pensem com carinho.

Para liberar a dita aí em cima, basta realizar atividades aerobicas por 30 minutos. Como eu já falei não adianta duas vezes só na semana. O legal seria no minimo 3 na semana. E vamos tentar organizar nossa vida para vivermos todos os dias!! Claro, cada dia de uma forma que se pode, mas fazer coisas legais todos os dias, assim não entramos em uma  rotina chata, mas sim numa rotina boa.

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Cada dia um dia! no .

Meta

