Suculentas

07/07/2009 § Deixe um comentário

Já contei aqui minha paixão pelas suculentas. Quando eu era pequenina, tinha minha planta preferida, uma suculenta que chamamos aqui de dedinho. É clássico dedinho-de-moça (Sedum rubrotinctum). Lembro que era um vaso enorme, que ainda tem em Caxias. Aqui em casa não tenho meu dedinho, mas tenho outras suculentas. Como o Soho, nosso dog baby aqui em casa adooooora suculentas (macio, emborrachado e com suco dentro…), não vou tirar foto das nossas plantas, pois ele destruiu algumas delas… Mas sabe o bom? Coloco um pedacinho de suculenta na terra e já começa a crescer.

sedum rubrotinctum (2)

Para explicar melhor, peguei um textinho da casa.com.br sobre origem, características, cuidados, floração e ambiente. E digo, é uma planta excelente, linda. Muitas vezes parece artificial, de plástico.

Origem: regiões desérticas da África e América
Características: plantas resistentes, o nome suculenta vem da capacidade de absorver e armazenar água nas folhas, caules, troncos e raízes.
Cuidados: regue apenas uma vez por semana e não deixe pratinhos sob o vaso, pois o excesso de água favorece o apodrecimento das plantas. As suculentas precisam de solos bem drenados, por isso confira se o vaso que receberá a muda tem um canal de saída para a água. Ponha uma camada de argila expandida (cerca de 5 cm de altura) ou de cacos cerâmicos e cubra com manta de drenagem para impedir que a terra feche o orifício. Acrescente uma mistura de areia, terra e adubo orgânico (1:1:1) e enterre o torrão da planta. A ausência de luz natural também é prejudicial. Elas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol. Dispensam poda, mas admitem a retirada dos brotos em excesso, que poderão ser facilmente transplantados para outro recipiente. No preparo inicial do solo, prefira produtos orgânicos ricos em nutrientes, como torta de mamona e húmus de minhoca. Previna-se de possíveis pragas preparando uma receita com 100 g de fumo de corda fervido em 1 litro de água. Coe o líquido, reserve por dois dias e pulverize a planta a cada três meses.
Floração: quase todas as espécies florescem
Ambiente: seco e ensolarado

Suculentas e eu… inseparáveis. ehheheheheh.

Foto: aqui.

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Suculentas no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: