Novas Leis de Celular

23/06/2009 § Deixe um comentário

Pequena historinha:

Quando morei na Noruega (em 98 até 99), no Brasil poucas pessoas tinham celular. Lá não. Todos tinham. As crianças, adultos, todos. Lembro de entrar no ônibus, voltando das festas (lá as festas começam cedo e terminam cedo) de ônibus, já que era bem normal… o pessoal ficava o tempo todo no celular, mandando mensagens, falando… aquilo me irritava muito. Não por eu não ter um celular, mas por não aguentar aquela barulheira toda! Eis que volto ao Brasil e todo mundo já tinha celular. Eis também que ganho um celular… lembro de deixar na caixa durante muitos meses, não me acostumava.

Ed

Hoje em dia acho celular ótimo, mas me incomoda muito a falta de educação das pessoas quando estão com o bendito telefone portátil. Vi uma reportagem justamente sobre isso no terra, onde a Intel com a Harris Interactive fizeram uma pesquisa em abril de 2009 de comportamento com dispositivos móveis (leia-se laptop, celular, etc) e conclusão: as normas de etiqueta para o uso desses aparelhos estão esquecidas.

Na mesma reportagem, a antropóloga e estudiosa de tecnologia, Genevieve Bell, explica em um pequeno guia (coloco na íntegra o texto) como se portar com seus queridos dispositivos móveis:

– Todos sabem que é proibido por lei usar celular no carro e os especialistas alertam que é perigoso e distrai o motorista. Além disso, digitar em um laptop enquanto dirige é ergonomicamente ruim. Assim o melhor é deixar os aparelhos desligados ou encostar o carro para responder alguma mensagem urgente.

– Nenhum celular saiu de fábrica até hoje com o famoso cone do silêncio do agente 86, portanto se for discutir algo pessoal ao telefone, escolha um lugar reservado e mantenha os detalhes de sua conversação entre você e seu interlocutor. Nada de viva-voz se tiver alguém do lado.

Locais públicos como banheiros, vestiários, templos e cinemas não combinam com mensagens de textos, acesso a internet ou conversas ao celular. A menos que você esteja passando mal e precise ser resgatado, evite o uso.

Ao escutar música ou assistir vídeo em seu dispositivo móvel, use fones de ouvido. Todos sabem que sua mãe disse que dividir é sempre bom, mas nesse caso é irritante. Isso vale especialmente para aqueles que insistem em escutar pagode no último volume dentro do ônibus lotado.

Muita gente não consegue digitar e andar ao mesmo tempo, mesmo porque ao prestar a atenção na tela do computador ou celular, acaba esbarrando em tudo e em todos e além da mensagem, ganha de presente o dedo do pé machucado ou alguns palavrões dos outros transeuntes. Pare, saia do caminho, mande sua mensagem e depois continue seu passeio.

Agora lembre-se dessas pequenas regrinhas… e não esqueça: educação nunca sai de moda. Bjossss.

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Novas Leis de Celular no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: