Como achar um lugar para morar

18/06/2009 § Deixe um comentário

Vi uma reportagem no site da revista casa e jardim que me chamou a atenção. Falava como decorar sua primeira casa. Bom, ali na reportagem não fala bem sobre isso, mas fala o que sempre quis comentar. Como achar um lugar para morar.

2639403845_7d43cf440a_b

Não é assim tão simples achar um lugar para morar. Comprar ou alugar, a dificuldade é quase a mesma. Alguns pontos são imprescindíveis para ficarmos em um lugar bacana para nós. E, acredite, faz toda a diferença morar num lugar que se gosta. Já morei em um apartamento de meio, sem luz nem ventilação, antigo, úmido pra caramba, frio, só para poupar um pouquinho. Não valeu a pena. Algumas dicas de achar um lugar pra morar segundo minha percepção e a do arquiteto Gustavo Calazans, que deu a entrevista para a revista.

1. Localização. Onde morar? Perto do trabalho? Perto de todos os meios de locomoção? Perto das festas? Lembro que quando decidi ficar no bairro que moramos, vi tudo isso. Onde tenho tudo por perto, desde comercio à ônibus, e isso muda bastante. Não curto pensar em ir de carro para o super, gosto de ter tudo perto, como se estivesse em uma cidade pequenina.

2. Posição solar. As pessoas não falam sobre isso, mas é de extrema, extrema importância. Mesmo! Um solzinho pode mudar toda a tua vida, assim como a ventilação de onde tu iras morar. Aprenda um pouco sobre norte, sul, leste e oeste da tua cidade. Em Porto Alegre, sei que frente leste e oeste têm sol, mas cada um em uma parte do dia. Frente norte, sempre sol. Frente sul, esqueça meu filho, nada de sol. Descarte na hora.  Agora em outros lugares, tem que ver bem essas posiçoes. Também veja se tem aberturas suficientes para entrar luminosidade e deixar ventilar bem.

3. Funcionalidade. Onde tu irás morar é somente para dormir? Para curtir os dias? Para trabalho? Pense no que necessita em casa. Tem que ver os espaços conforme tuas necessidades: cozinhar, estudar, trabalhar, ver muitos filmes, ter animais? Assim acharás o melhor lugar. Ah, veja bem sobre animais, em prédios, nem todos os condomínios aceitam. E tem alguns que aceitam, mas são cheios de regras.

4. Construção. Isso é importante. Lugar novo ou antigo? Isso muda bastante, já que imóveis antigos tem quase sempre fiação antiga, encanamentos antigos e etc. Quase sempre dá algo, por isso é bom saber quando foi a última vez que foi feito algo no lugar. Infiltrações? Muitas vezes sabemos somente quando já estamos morando, mas é bom dar uma olhada. Carpete no chão? Fuja se puder. Ah, eu sempre gosto de aps com sacadas. São sempre muito boas, é um mini mini patiozinho que dá outra cara pra casa. Claro, seu eu pudesse, estaria numa casa. Mas como ainda não estou, a sacada me convence.

5. O importante é curtir. Sempre.

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Como achar um lugar para morar no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: