Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2009 § Deixe um comentário

maBuenas people, hoje se comemora o dia mundial do meio ambiente. Não gosto muito de datas assim, pois parece que as pessoas somente lembram no dia o que é importante. Assim como outros dias…

Bom, mas aproveitando a deixa deste dia, vou fazer alguns posts relacionados ao meio ambiente.

Estava lendo hoje aqui sobre os telhados brancos. Já havia lido à algum tempo, mas é super oportuno escrever sobre isso hoje.

Pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global, segundo um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia. Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor.

Colocando na integra, que está bem explicado:

Além disso, a temperatura interna também diminui e, assim, os ambientes exigem menos ar condicionado – o que reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. “Um telhado branco de 100 m² compensa cerca de 10 toneladas de gás carbônico, o equivalente à emissão anual de uma típica casa americana”, afirma Marcos Casado, gerente técnico do Greenbuilding Council Brasil, que lançou o site One Degree Less para disseminar a prática. “No Brasil, essa solução teria um efeito ainda maior se incluíssemos também as fachadas, como já se faz na costa do Mediterrâneo há séculos”, diz Roberto Lamberts, especialista em eficiência energética em edificações e professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em tempo: telhados verdes também contribuem para a causa. “Além de combater o aumento das temperaturas do globo, como as coberturas brancas, têm a qualidade de reduzir a velocidade de vazão da água das chuvas, evitando enchentes”, ressalta Roberto. Abaixo, sugestões de produtos para ajudá-lo na tarefa de pintar a fachada e o telhado da sua casa de branco. Se você se empolgou com a ideia, aproveite e inclua em seu projeto produtos ecológicos para construção.

Produtos para um telhado claro
Confira as indicações de Marcos Casado e Roberto Lamberts para coberturas prontas ou em fase de projeto:
– impermeabilizante para lajes e marquises: Vedapren Branco (Otto Baumgart)
– telhas claras: EuroTop Clássica Branca (de cimento) e Toptelha Mediterrânea Pérola (cerâmica)
– tinta para pintar telhas de barro, cimento e fibrocimento: resina à base de água Metalatex Eco Telha Térmica (Sherwin-Williams)
– cobertura metálica para casas, galpões e indústrias: painéis de aço pintados de branco, da Panisol

Vai a dica para o pessoal. Besos.

Anúncios

Marcado:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Dia Mundial do Meio Ambiente no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: