Leishmaniose visceral

13/05/2009 § 7 Comentários

Olá pessoas amadas.

Venho com um aviso de utilidade pública. Resolvi escrever hoje sobre a Leishmaniose Visceral pq é uma doença que ataca o ser humano, mas principalmente  os nossos amiguinhos caninos. A doença tem cura para os humanos, porém para os cachorros a única solução é a eutanazia.

Começaram os primeiros alertas no inicio desse ano na fronteira com a argentina e depois foi a nossa veterinária que nos alertou da doença. Agora já estão com avisos na rádio Ipanema.

“Sintomas no Homem – É também conhecida como Calazar, Esplenomegalia Tropical, Febre Dundun, dentre outras denominações menos conhecidas. É uma doença crônica sistêmica e os sintomas no homem são febre de longa duração, falta de apetite, emagrecimento, palidez, aumento do baço e do fígado. O período de Incubação varia de 10 dias a 24 meses, sendo em média 2 a 4 meses. Quando não tratada, evolui para óbito, em um ou dois anos após o aparecimento da sintomatologia.
Transmissão – a Leishmaniose Visceral é causada por um protozoário e é  transmitida pelo inseto hematófago flebótomo Lutzomia longipalpis, mosquito de pequeno tamanho, cor de palha, conhecido como mosquito palha. Seus reservatórios mais importantes são o cão e a raposa, que agem como mantenedores do ciclo da doença.
Vale ressaltar que a transmissão não ocorre de pessoa a pessoa e sim a partir de reservatórios animais, a exemplo do cão, raposa e  roedores. Ao picar esses animais contaminados o  mosquito se contamina, passando a doença ao homem.
O habitat do mosquito palha é próximo do domicílio humano, onde se alimenta de sangue do cão, do homem, de outros mamíferos e aves. Desenvolve-se em locais com matéria orgânica em decomposição, a exemplo de  folhas e lixo e esgoto a céu aberto.
Sintomas nos animais – Os cães infectados podem ou não desenvolver quadro clínico da doença, cujos sinais são: emagrecimento, eriçamento e queda de pêlos, nódulos ou ulcerações (mais freqüentes nos bordos das orelhas), hemorragias intestinais, paralisia de membros posteriores, ceratite (lesão na córnea) com cegueira e fraqueza. Pode evoluir para morte, nos casos mais graves.
De acordo com a gerente de Vetores da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Cristiane Oliveira, o reconhecimento das manifestações clínicas destes reservatórios é importante para adoção de medidas de controle da doença.”
O que a nossa veterinária, a Dra. Cristina, nos falou que a única saída para os nossos amados cãezinhos é a imunização por meio de 3 vacinas com intervalo de 21 dias entre cada uma. A grande merda é que o cachorro só estará totalmente imunizado depois dos 21 dias da última dose. Antes disse ele pode ser infectado mesmo depois de tomar a ultima dose, claro, antes dos 21 dias. Outro fator importante é o preço de cada dose, R$ 100,00.  Uma facada. Ah, antes de iniciar as vacinas, tem que se fazer um exame para saber se o cãozinho esta ou não infectado e custa mais uns R$ 50,00 pilão.

Por que do aviso? A Dra. Cristina, nos avisou que as pessoas, dessas cidades aonde a doença esta espalhada, estão trazendo seus cachorros para Porto Alegre sem saber se eles estão doentes ou não. Tudo isso com medo de eles serem sacrificados. E qual é o problema disso? É que uma vez o cachorro infectado, parece que qualquer mosquito transmite a doença. Bom, aí eu já não sei, pq todos os sites que eu vi, nenhum deles comentou sobre isso. Mas se for de fato verdade, estaremos em sérios apuros!

Mas está aí o aviso da Leishmaniose.

Mosquito Palha

Mosquito Palha

PS: Até que ele é bonitinho, é todo peludinho! hehehe…

Anúncios

Marcado:,

§ 7 Respostas para Leishmaniose visceral

  • MICHELE ARAUJO disse:

    minha cachorra esta sangrando muito sera que pode ser leishmaniose me responda o mais rapido possivel por favor

    • Joao Luis disse:

      Olha, realmente nunca tivemos contato com a doença. Ela sangra por onde?
      Acho que deverias levá-la ao veterinário e somente depois do exame, pode-se ter certeza.

  • manoel messias santos da silva disse:

    meu nome e messias,e gostaria de obter de vossa pessoa,a seguinte resposta.qual e o periodo,de carencia após,a coleta do sangue do animal,por parte do municipio,quando o mesmo se caracteriza por área de auto risco.pois na cidade que moro so agora chegou o resultado dos exames.depois de 12.isso esta correto por parte do municipio.sabendo que ja ouve caso de mort,neste exame anterior,foi constatado um alto indisse,de 65,casos de leishmaniose.sera que não ouve imprudencia por parte da secretaria de saude.ate foi feito sacrificio de inumeros animais que nao tinha nenhum sintoma,a população esta apaorada e insatisfeita com a gestão da secretaria de saude,por tudo o que esta o correndo no municipio.gostaria de obter de vossa pessoa uma resposta.

    • Joao Luis disse:

      Prezado Manoel,
      o que nos foi dito pela nossa veterinária, que sim, leva algum tempo até que o resultado esteja pronto. Isso ocorre, pq só há um laboratório no Brasil todo, que realiza este exame, assim, a demanda se torna alta, o que aumenta o tempo de espera consequentemente. No entanto, qndo é feita a verificação da amostra de sangue, o animal deve utilizar uma coleira contra mosquitos para assegurar que o cachorro não contrairá a doença, em caso de resultado negativo. Acredito, que 12 dias (é isso mesmo?) esta dentro do esperado.

      O que eu acredito, é que mais cidades, deveriam ter laboratórios capazes de realizar este exame, a fim de agilizar o processo! Para que muitos cachorros sejam salvos!

      Abraço,
      João

  • palmira disse:

    olha tenho uma criança e ela tem todo esses sintomas do homem
    porem fez ja 2 mielo ja fez varios hemogramas ultrassom e nao consegue descobrir o que ela tem so que ja se passou 8 da suspeita e continua os sintomas o q vc acha essa criança foi internada com suspeita do calazar
    queri a su opiniao se possivel me envie pelo email
    e darei mais detalhes
    obrigado

  • Edmar disse:

    Eu já fui atingido pela leishmaniose que causou uma ferida enorme no
    meu pé direito. Tentei tratamento alopático e não obtive a cura.
    Fiquei 3 (três) meses com esse machucado e só me curei com uma planta
    medicinal. Gostaria de fazer contato com alquém que queira conhecer
    essa planta e fazer sua manipulação com o objetivo de salvar vidas e,
    com sua comercialização, ganhar um dinheiro para o sustento da minha
    família juntamente com o manipulador da fórmula. Não sou mercenário,
    penso apenas no futuro da minha família. Não tenho computador.
    Portanto, por favor, entre em contato comigo pelo telefone:
    (031)92056809 – e´mail- edmarodrigues1@gmail.com

  • Edmar Rodrigues da silva disse:

    Al principio, me gustaría decir que conozco la curación de una planta herida en la leishmaniasis humana y que el plan no aparecer en cualquier lugar – ya sea en Internet o en libros de las plantas a base de hierbas y medicamentos. Es más eficaz que la planta “falda” que está siendo buscado. He enviado correos electrónicos a varios laboratorios y ninguno de ellos me dio la atención. Los investigadores están gastando dinero en vano y perder tiempo en una larga investigación. Mientras tanto, miles de personas se están deformados, mutilado e incluso asesinados por la leishmaniasis. Yo soy testigo viviente de la planta de energía curativa que sé: he sido golpeada por la leishmaniasis causado una herida enorme en mi pie derecho, trató de tratamiento alopático y no obtener una cura. Me fue de 3 (tres) meses con la lesión y sólo me curó con este poder de las flores. Me gustaría hacer contacto con alguien que quiera conocer esta planta y hacer que su manejo con el fin de salvar vidas – nuestro mayor bien. Además, estoy casi seguro de que esta planta puede incluso traer sanación a cualquier tipo de cáncer y quizás también del SIDA. Digo esto porque he visto qué tan efectiva es: Tengo GLUCANTINA inyección, pero no conseguir ningún resultado. Con esta planta, me curé dentro de 15-20 días – sin ningún tipo de secuela! Con la posible comercialización del producto obtenido de esta planta, espero conseguir cierta rentabilidad financiera, junto con el controlador de la formulación para ayudar a apoyar en mi familia. No soy un mercenario, sólo que el futuro de los que dependen de mí. Si alguien está interesado en mi conocimiento, por favor póngase en contacto conmigo.
    Teléfono: (031) 92056809, correo electrónico: edmarodrigues1@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Leishmaniose visceral no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: