Peixe Oscar

04/09/2009 § 192 Comentários

Apaiari

Apaiari comum filhote

Apaiari albino filhote

O nome científico dele é Astronatus ocellatus. Um peixe originário do norte do país, pertencente ao grupo dos ciclídeos, um grupo de peixes muito exigentes quanto as condições do aquário, mas muito espertos, bonitos e inteligentes. É o grupo de peixes que eu realmente gosto. Já tive inúmeros oscares. São peixes agressivos, não toleram peixes menores, pois é carnívoro e acaba se alimentando dos menores. Vive bem com os ciclideios africanos, que tb são agressivos. Mas é um peixe com características únicas, sendo um dos poucos peixes que podem ser considerados como um animal de estimação. Como são muito espertos, reconhecem o dono, fazendo “festa” quando o enxerga. Com o passar do tempo, o oscar se acostuma com o dono e sobe a superfície e dá o dorso para que se faça carinho nele. Sim, é um peixe muito especial!

Ele fica grande atingindo cerca de 30 centímetros. Ou seja, se tu vais ter vários desses, deve-se ter um aquário muito grande. Senão, pode-se ter apenas um peixe em um aquário com aproximadamente 100 litros. Aprecia alimentos vivos, fígado de boi (dar muito pouco, pois pode comprometer a qualidade da água) e aceita ração seca específica para oscares (importante, o peixe deve ser jovem para se acostumar com alimento seco). O ideal é alternar os alimentos, para manter o peixe saudável e com o colorido sempre em dia. Eu costumava dar fígado e outros peixes menores, mas isso é um tanto cruel e aconselho que não o façam. Ele gosta de “ajeitar” o aquário do seu modo, cavocando no fundo. Pode retirar todas as plantas se não estiver do seu agrado. Sim, é um peixinho bem safado, mas querido!!!

Tá aí mais uma dica! Aproveitem!!!

About these ads

Marcado:, , ,

§ 192 Respostas para Peixe Oscar

  • Luiz Antonio disse:

    Amigo,

    Na realidade estou precisando é saber como diferenciar os Oscar macho das femeas.
    Tenho 3 exemplares em casa 2 bronze e 1 albino 2 deles tem + ou – 30cm e o outro é menor e esta separado e tem + ou – 15cm será que posso juntar os três no mesmo aquário, que mede 1,40×0,70×0,40cm.

    Desde já agradeço,

    luiz Antonio

    • Joao Luis disse:

      Olá Luiz, tudo bem?
      Cara, é super complicado a diferença entre os sexos. Eu realmente não saberia lhe informar, pois faz muito tempo que eu os tive. Teu aquário tem um tamanho muito bom e não terás maiores problemas em juntar o oscar menor. 15 cm já é tamanho de adulto. Se fosse menor poderia ser um problema realmente. Eu aconselho a ficar de olho caso ele emagreça coloque ele novamente no aquario separado.
      Boa sorte!

    • João Cunha disse:

      As femeas tam a boca abicudada e os machos não.

    • Nardino Amoras disse:

      Me ajudem o meu peixe Oscar não quer comer a ração da Tetra collo Bits e nem mais camarão antes eles comiam somente estes fizeram tipo uma seleção de comida enfim hoje nem isso eles querem comer e não sei mais o que fazer?Podem me ajudar???É complicado pra mim ficar comprando peixe pra eles comerem.

      • matheus ferraz de campos disse:

        Olá, nardinho!
        provavelmente o seu oscar enjoou dessa ração mais eu tenho dois oscar um tigre e um ruby mais tambem alimento de ração e um alimento que eles gostão bastante é a ração da Tetra.Vou-lhe passar o nome: Tetra Cichlid STICKS pode comprar porque é uma marca muito boa e sempre alimentei os meus oscares com ela e estao super saudaveis.Boa Sorte

    • matheus ferraz de campos disse:

      a diferença entra o oscar femea e o oscar macho é que a femea tem os doi orificios separados e um maior que o outro e o macho os orificios sao juntos praticamente formando um 8 e sao dos mesmos tamnho.Eu venho estudando esse peixe a bastante tempo mais eu acho que essa maneira é a melhor para diferenciar uma femea de um macho

  • Tenho Vários Oscares Desde Pequeno Eu Consigo Desifrar O Sexo DoS PEIXES DENTRE TUCNARE OSCAR TRAIRA PACU ETC CRIO OSCAR DESDE 1999 E TENHO Vários . No Seu Caso Temos Que Marcar Uma Visita Para Descifrar E Como A Outra Pergunta Voce PodeDeixarm seus oscars juntos mesmo se forem todos machos eles vivem bem tenho um,lago em minha chacara na verdade do meu pai os oscars ficam la brincando em 2 3 etc Pode -Colocalos Juntos Tranquilamente Ok Obrigado Espero Ter Ajudado Ma o Oscar Pode vIM COMER NA MAO DO DONO SE ACUSTUMADO É UMA EXPECIE FACINANTE CURIOSIDADE
    É um ciclideo americano amplamete difundido, tem hábitos carnívoros e, se acostumado, vem comer na mão do dono. As espécies desenvolvidas em cativeiro são muito bonitas.

    Eu tenho este peixe, predador que muitas vezes posso chamar de um voraz assassino. Este peixe para mim foi muito interessante pelo fato de mexer seus olhos, reconhecer seu próprio dono e até vim saltar fora d’água para capturar pequenos animais para alimento. Antes no começo do meu hobby de aquarismo, eu sentia muita dó de dar pequenos peixes como alimento, mas hoje eu não tenho piedade, às vezes vou para algum gramado procurar alguns insetos, como grilos e gafanhotos, para dar de alimento sem a minima precaução de perigo pois sei que este peixe é muito resistente e muito fácil de curar doenças como Ictio e parasitas.

    O Apaiari, ou então Oscar, é um peixe de inúmeras finalidades. Para nós aquaristas, um belo peixe ornamental. Também serve para controlar populações de peixes, como tilápias, em tanques de psicultura. Alguns o criam só pelo sabor da carne (na minha opinião, muito boa, mas não vá sair assando o seu Oscar), e em 1951 foi implantado nos açúdes nordestinos como uma solução para a fome que até hoje assola a regiãoEste é meu primeiro peixe e estou simplesmente apaixonado por ele. Dócil com o dono, vem comer na mão. Mas logo no começo, matou o acará que o acompanhava, já que o rapaz da loja disse que eles se dariam muito bem juntos…Acho que o Oscar não compartilhava o desejo do vendedor e não consigo imaginá-lo com outro peixe (vivo) dentro do aquário! Realmente se recupera facilmente de doenças.

    Eu tambem tive um Oscar, é um peixe espetacular! Comprei-o com apenas 3cm, e consegui mantê-lo até aos 20cm. É sem dúvida, o peixe mais resistente e interessante que alguem pode ter! Quando tinha que lhe dar comida, ia ao campo apanhar pequenos animais para ele, (cheguei até a fazer criação de grilos). Mas não cresceu muito, pois estava num aquário de apenas 50cm, o que é bastante pequeno para um peixe desta envergadura.

    O Oscar é sim um peixe agressivo, devido ao seu caráter de predador (peixes de mesmo ou maior porte podem permanecer junto desde que o Oscar não cresça muito). Uma dica interessante é no tocante a alimentação: carnes cruas, tipo fígado e coração bovinos são alegremente aceitas (além de seu valor nutritivo, o Oscar gosta e é uma ótima maneira de adestrá-lo a comer na mão). Deve-se observar que esse tipo de alimentação é complementar, e que em caso algum deve substituir a ração industrializada, que contém os nutrientes básicos para o desenvolvimento dos peixes.

    Tenho um Apaiari albino há pouco mais de um ano. Era, por assim dizer, um antigo “sonho de consumo”. Decidi comprá-lo quando aceitei a idéia de que, se necessário, desalojaria os demais peixes do aquário. Comprei-o com apenas uns 4 cm e ele ficou bastante tímido na presença de peixes bem maiores. Devidamente alimentado, ou seja, com fartura e variedade de comida de todo o tipo, inclusive viva, o Apaiari rapidamente ultrapassou a marca de 20 cm de comprimento. Devido ao seu “forte caráter”, ele passou a viver sozinho em um aquário de 240 L. Os demais peixes, apesar de grandes, foram transferidos para um tanque. Mesmo um Pangassius de mais de 20 cm não tinha vida tranqüila na presença do Apaiari. Seu único companheiro é um Cascudo parrudo o suficiente para aturar o incessante assédio. É um relacionamento interessante, pois o Cascudo aproveita as sobras do Apaiari e, além disso, elimina o excesso de algas. Toda vez que o pobre Cascudo sai de sua toca, o Apaiari o segue e chega a quase deitar-se sobre ele. Não o ataca mais, pois já sabe que a carapaça é dura demais. Tenho lido e escutado muitas coisas sobre este peixe. Sua “inteligência”, agressividade e voracidade são sempre mencionadas. Em minha opinião, o “charme” do Apaiari está em sua dieta. Aqui em casa ele come de tudo um pouco. Sua alimentação consiste, basicamente, de comida para filhotes de cães. Recomendo a Frolic Jr. por ser mais macia. Como complemento alimentar, costumo dar-lhe: carne crua, outros peixes menores (e.g., espadas), largartixas, lagartas, baratas, percevejos, besouros, mariposas, etc.. Assim, ao contrário de em outras casas, aqui é uma alegria danada quando encontramos algum inseto invasor. É só ter o trabalho de capturar vivo o bichinho e deixá-lo na superfície da água, que o Papão (Esse é o nome do Apaiari.) faz o resto do serviço. Algumas vezes, eu faço umas experiências interessantes. Outro dia, encontrei uma daquelas lagartas que queimam e resolvi testar o apetite do Papão. Ele bem que tentou, matou a lagarta, mas não conseguiu aturar aqueles cabelinhos peçonhentos. Na verdade, de uma forma ou de outra, ele sempre abocanha e mata o vítima. Algumas vezes, ele não consegue engolir o corpo todo e deixa alguns restos que tenho que retirar do fundo do aquário. Certa vez, dei para ele comer um japonês de escama perolada que estava morrendo. Ele prontamente pegou-o pela cabeça e começou a engoli-lo. Ficou engasgado por mais de uma hora, pois a barriga do peixe era muito grande e não passava pela garganta. Dando uns espasmos violentos, ele conseguiu arrancar a cabeça, desvicerar o peixe e cuspir o resto da carcaça para eu jogar fora. É, ou não é, uma “figuraça”?

    Eu mantenho um Óscar em um aquário de 200 litros com um filtro externo forte; as plantas ele arrancou quase todas, deixando o resto da decoração intacta. Com relação aos seus hábitos, ele realmente não aceita convivência com outros peixes que possa capturar e comer. Eu mantenho nesse meu aquário com o Óscar um cascudo e um Bótia azul sem maiores problemas. Há a necessidade de trocas parciais de água com frequência(já que o Óscar “suja “muito a água. De resto é só seguir as recomendações fornecidas nos livros sobre este peixe. Ele é dócil, calmo e bem guloso.

    tenho um oscar tigre de 10cm, eu o comprei com apenas 3cm e em 8 meses ele creseu tudo isso. Ele é o melhor peixe que ja criei pois é muito inteligente e comilão, em sua alimentação eu dou artemia viva 1 vez por semana, artemia congelada 1 vez por semana, coração de boi cru 1 vez por semana e no resto eu vario com as rações da alcon. Quando comprei não sabia nada sobre ele, nem o tamanho, e logo que eu o botei no aquário que era habidado por 7 neons, 3 acarás bandeiras palhaços, 1 telescópio, 1 coridora e 2 tetras pretos. No dia seguinte eu vi que só tinha 4 neons, 1 tetra e o resto normal. Observei o aquário e vi o oscar comendo o meu outro tetra, daí o que sobrou eu devolvi para a loja.
    um há 1 ano e comprei com uns 2 cm, agora tem 15 cm e não pára de crescer. Pode atingir os 35 cm. Se você o colocar em um comunitário, assim que os peixes couberem em sua boca, ele os comerá. Já vi Oscars com mais peixes, mas todos grandes, como cascudos adultos ou papagaios adultos. Mesmo assim, ele dá uma canseira nos outros. Os oscars recebem bem qualquer tipo de comida, principalmente ração (Doromin e Jumbo são as melhores), e a maioria come tudo. Já dei ração de carpa, Lips, ração de gato, cachorro, já dei cenoura, brócolis…e ele comeu tudo!! Torna-se caro de manter quando adulto, por isso muitos dão descarte de carne bovina congelada (coração e algo mais), o que suja a água tremendamente. Prepare-se para ter um peixe que vive muito (já vi um com 11 anos!!) e é sujão, muitas vezes expelindo a ração pelas guelras e sujando a água. Fora isso, as fezes são enormes e haja filtro. Esqueça decoração também, porque trata-se de um peixe decorador, arranca tudo, cava buracos e vive com arranhões se existir alguma pedra ou coisa assim.
    Comprei 2 Apaiaris há uns 2 meses e meio, eles chegaram aqui em casa com aproximadamente 2 cm. Coloquei eles no meu aquário maior, mas os outros peixes que eu tenho mataram um e o outro conseguiu se esconder, mas não comia mais. Peguei ele então e pus no meu aquário menor que estava cheio de barrigudinhos, e deixei ele lá quando eu fui viajar. Quando cheguei (15 dias depois), ele tinha dobrado de tamanho, e os barrigudinhos tinham diminuido bastante. Sabia que ele poderia comê-los, mas não sabia que ele sendo tão pequeno comeria peixe com a metade de seu tamanho. Hoje ele já está de volta ao aquário grande, está com mais ou menos 6/7 cm. É um peixe que cresce rápido (dependendo de como alimentá-lo) e que acostuma a comer na mão. Além de ser muito bonito.

    Sem dúvida nenhuma, o Oscar é um dos peixes mais gratificantes para se criar, mesmo que para isso seja necessário e aconselhável dedicar um aquário exclusivamente para ele. E de preferência de bom tamanho pois este tipo de peixe cresce rápido, principalmente se tiver espaço e alimentação adequada. Tenho um Red Tiger com 3 anos de idade. É um peixe resistente e fácilmente tratado se alguma doença aparecer. Gosta de trocas parciais de água porque dependendo do tamanho do aquário, tende a ficar muito ácida com o tempo e com um nível de amônia muito elevado.

    Eu tenho em meu aquário dois oscars, um tigre e um bronze. Quando coloquei eles, tinham cerca de 4 cm. Hoje eles estão com dois meses de idade e tem quase 16 cm, é interessante notar que o crescimento desse peixe é extremamente rápido. Mas enfim quando eles completaram dois meses, mataram o meu jack dempsey azul que é um dos peixes mais lindos que eu já tinha criado, pois este estava com quase 20 cm. Mas pelo oscar ser um peixe tão amável não consigo me desfazer deles. Aqueles pestinhas demoliram com a decoração do aquário que antes era todo plantado. E mais uma coisa, como comem essas ferinhas, eu os alimento com doromin, doromenu, coração de boi, peixes e insetos vivos.

    Sempre achei que aquele ocelo que os Óscars possuem na cauda fossem apenas um modo de defesa, confundindo predadores na hora do ataque, já que a maioria visa a cabeça de suas presas. Mas vendo o meu, creio que ele também use para o ataque. Quando coloco alguns peixes rápidos para ele se alimentar, como os Lips, ele costuma ir nadando para trás em direção ao cardume, assustando-os e encurralando-os em algum canto do aquário, e quando os Lips pensando estarem fungindo, correm exatamente para o lado da cabeça dele, é onde ele rapidamente dá o bote! É realmente muito interessante vê-lo caçar!

    Contribuído por Rafael Abreu
    Há alguns anos atrás, conheci este peixe que acabou se tornando uma paixão. Criei 5, sendo 2 albinos, um red, um bronze e um tigre. Para poder criá-los, tive que abrir mão das outras espécies para poder me dedicar exclusivamente a eles. Com o passar do tempo, eles cresceram muito e tive que soltá-los num imenso tanque na chácara, onde ainda estão e saúdam todos que aparecem por lá. Recentemente, adquiri mais dois bronzes, que estão numa caixa d´água de 1000 L e assim que estiverem maiores também terão o mesmo destino dos outros. Espero, algum dia, poder colher os frutos dos cruzamentos.

    Contribuído por Sylvio Murasawa
    O Óscar é realmente um peixe muito interessante. Em Março de 2000, “adotei” um pequenino Óscar-Tigre, que estava com apenas 3cm, e coloquei-o para dividir um aquário com um casal de Pintados (12 cm a fêmea e 15 cm o macho) e um Cascudo (hoje com 11 cm). Depois de, literalmente, ser arrancado da boca do Pintado macho, e por milagre sobrevivido, separei-o em um áqua hospital até atingir uns 6-7 cm, quando retornei ao aquário dos Pintados. Como alimentava os Pintados com carne, o Óscar sempre acabava comendo também, o que fez com que se desenvolvesse muito bem. Acabei por doar os Pintados ao Aquário Municipal de Santos, pois estavam ficando muito grandes, e fiquei só com o Óscar e o Cascudo. Logo após a saída dos Pintados ganhei de um primo um Beijador do mesmo tamanho do Óscar e coloquei-os juntos, e imaginando que o Beijador fosse apanhar já remontei o hospital. Para minha surpresa os dois permaneceram muito bem juntos, em um relacionamento simbiótico: o Óscar não atacava o Beijador e este, em troca, limpava suas escamas. Hoje meu Óscar está com uns 16 cm e o Beijador é do tamanho de seu rabo, e continuam se dando bem, ele é o único peixe menor que o Óscar que não é devorado.

    Contribuído por Rodrigo Ferrão
    Tenho um Oscar Albino e comigo já está há 1 ano e 02 meses. Quando adquirí-o tinha aproximadamente 4 cm, hoje ele atinge os 23 a 24 cm. Ele tem como prato principal minhocas cultivadas em meu jardim. Sempre fui criador de peixes e sempre comprei rações para alimentá-los, fiquei impressionado quando o Oscar começou a comer minhocas, hoje em dia ele dispensa boa parte da comida industrializada, só quer saber de minhocas. Acho que para ele é a melhor alimentação que existe, cheguei a dar presunto cozido, salsichas cruas, mas de nada adiantou, ele gosta mesmo são das minhocas. Espero que com esse desenvolvimento ele chegue a superar a marca dos 35 cm. Ele é criado em um aquário de 215 litros, mas acho que vou colocá-lo em um aquário de 600 litros para ele poder ficar mais à vontade.

    Contribuído por Marcio Zago
    Eu tive um peixe Oscar. Comecei a criá-lo quando era pequenininho, e o aquário tinha outros peixes como tricogasters, matogrosso, etc. Conforme foi crescendo, os peixes começaram a sumir e precisei deixá-lo sozinho. E daí em diante, nem plantas o aquário tinha mais, pois as destruia. O termostato, precisei comprar três, pois ele os quebrava. Além de maravilhoso, possui um jeito misterioso, e conhece o dono. Precisei mandar ele embora pois estava crescendo demais e o aquário estava ficando pequeno para ele. Muito triste, mas não poderia deixá-lo viver em um lugar desconfortável.

    • Joao Luis disse:

      Rei muito obrigado pela contribuição!!! Espero que continues vindo e colocando mais dicas! Abraço!

      • LUCAS disse:

        Entao Joao Luiz meu oscar morreu e comprei outro queria saber como que eu faço para meu oscar comer eu jogo a raçao da tetra ciclid stics ele coloca na boca e depois joga fora ela entera o vendedor dele disse que alimentava ele com peixe e raçao granulada da JBL ele so ta comendo coraçao de boi no meu aquario mais eu acho que o vendedor da loja de aquario mentiu eu acho que ele so dava peixes a ele porque no meu aquario ele nao come a raçao muito estranho. E dava tudo do top para meu oscar antigo raçao da tetra ciclid stics minhocas,tenebrios,complemento da tubifex,espirulina,e alguns peixes de vez em quando. Mais este que eu comprei so se alimenta de coraçao de boi nao come raçao nem tenebrios somente coraçao de boi eu jamais vou dar peixe em quanto ele nao se acostumar com a minha raçao. O QUE QUE EU FAÇO

        • Joao Luis disse:

          Olá Lucas, tudo bem? Desculpa a demora em responder! As coisas estão corridas nesse final de ano!!
          Então, eu deixaria ele sem comer até dois dias. Se ele não se alimentar no segundo dia, tente outra ração. Tenha muito cuidado com peixes, tubifex, minhocas e afins, digo isso, pois organismos vivos podem trazer doenças para o teu aquário. O tubifex pode sujar demais a água e crescem em condições não muito higiênicas. E peixes, tu jamais deverá fornecer, pois muitos desses peixinhos que compramos para dar ao Oscar, já são muito velhos e doentes, o que traz doenças ao oscar, tanto na água, como alimento de baixa qualidade. As rações de marcas boas muitas vezes apresentam todas os nutrientes necessários. As vezes a melhor marca não é só o suficiente, pode ser que hajam outras não tão caras, que farão muito bem ao teu peixe. Já coração e fígado de boi estão liberados, mas dê aos poucos para não ficar resíduos no cascalho.

          Boa sorte!

    • BRUNO disse:

      BOM DIA AMIGO VI QUE VOCE ENTENDE BASTANTE SOBRE OSCAR,.. VOCE INDICARIA ALGUEM DE QUEM EU POSSA COMPRA-LOS, MORO NO INTERIOR DE SAO PAULO

      GRATO

      TENHO UM ALBINO RED TIGER VEU E UM BRONZE

      • Joao Luis disse:

        Boa Tarde, tudo bem?
        Escrevo o pouco que sei desses peixes lindos! Porém, Bruno, eu não saberia te dizer, ainda mais no interior de São Paulo. Qual cidade mais precisamente? Posso descobrir algo pra ti. Pode ser?

        Boa sorte!

      • anacleto silva disse:

        procura na net locais de reprodução em sampa la vc vai encontrar o pai google sabe tudooooooooooooooooo

    • lucas disse:

      ola queria saber qual raçao e boa para deixar a cor do meu oscar veu bem bonita

      • Joao Luis disse:

        Olá Lucas, tudo bem?
        Olha só, eu usava muito as rações da Tetra. São muito boas e veja qual a mais indicada para os oscares. Acredito, que se o teu oscar estiver bem, as cores serão as mais belas e não, por causa de uma ração específica para realçar cores. Entende?
        Veja o alimento que ele melhor digere e oferece os nutrientes necessários para deixá-lo saudável.

        Abraço e boa sorte.

      • lucas disse:

        ola joao luiz estou pensando se posso colocar meu oscar com uma aruana e um bala shark

        • lucas disse:

          sera que poso colocar eles juntos

          • Joao Luis disse:

            Olá Lucas, tudo bem?
            Então cara, ficarei te devendo essa resposta. Na minha época essas espécies (Aruana e Bala Shark) não eram comuns. Eu realmente desconheço sobre o comportamento desses peixes. No entanto, os Oscares podem viver com peixes do mesmo tamanho que o dele e no geral, com outros Ciclideos africanos numa boa. Se o teu aquário for grande (mais que 100l), acredito que se darão bem, porém se o teu aquário for menor, acho mais aconselhável deixar teu oscar sozinho.

            Espero ter ajudado.
            Boa sorte.

        • Tiago disse:

          Oi Lucas, Não sei se já vou tarde mas ainda esta semana perdi um bala shark de 11 centimetros que foi morto pelo meu oscar de 13, tinha 2 balas shark tive de retirar logo o outro do aqua… o meu aqua é de 120 litros por isso se o seu nao tiver no minimo 300 litros não aconselho mesmo…. Cumprimentos

    • lucas disse:

      ola joao luiz estou pensando em comprar mais um oscar e meu aquario e de 160 l e entao sera que eu posso colocar mais um pra ficar com o meu

      • Joao Luis disse:

        Olá Lucas, tudo bem?
        Então, eu diria para tu colocares mais dois, pois apenas dois, um deles pode ficar agressivo e tentar dominá-lo, mantendo o dominado sempre no canto do aquário e sem acesso a comida. Já com 3 não há esse risco tão grande.

        Boa sorte.

    • lucas disse:

      ola joao luiz meu oscar morreu entao eu decidi comprar outro e comprei so que quando eu jogo a raçao ele coloca na boca e joga fora de novo e a raçao fica intacta sem te engolido nada a raçao e da tetra ciclids stics e eu tento tento e so da nisso apessar que quando ele chegou eu jatinha dois ciclideos africanos que e um chipoqee pequeno e um grande sera que isso pode afetar ele porque ele e medio ou pode ser outras coisas

  • Oscar o terrivel disse:

    Bom tenho um aquario de 750L so tem oscar (Oscar tigre,tigre albino, redruby, negro,bronze,albino e o red tiger)
    Todos vivem bem o problema é alimentar vem todo mundo e sabe o que ele fazem querem pegar a comida pulando todo mundo imagine a situação de 7 oscares pulando na sua mão cuase caindo do meu aqua hahahahaha é terrivel moh molhadeira meu ainda bem que ninguém caiu ate agora ;-)

  • kefdi disse:

    vc tem medo de deixar dois oscar no mesmo aquario nao tenha medo sefor oscar tigre com broze nao brigan mas se for da mesma espesie meden força

    • Joao Luis disse:

      Kefdi,
      Não é que eu tenha medo, mas na verdade, o único cuidado que se deve ter é, que ambos os Oscares tenham o mesmo temanho, ou pelo menos, sejam próximos. Foi o que eu sempre escutei e li em livros.

      Abs.
      João

  • PATRICIA disse:

    Tenho um Oscar há +- 1 ano mede 24cm, o alimento com codorna congelada e ratos. Que delícia…

  • Antonio Fakina disse:

    gostaria de saber…
    tenho um oscar tigre.
    acho ele muito agressivo!
    ele tem uns 15 cm ….
    gostaria de saber se pode colocar outo tipo de oscar junto??
    e qual seria?
    as vezes acho que ele parece meio deprimido!

    • Joao Luis disse:

      Antonio, os oscares são agressivos por natureza! Dependendo do tamanho do aquário tu podes colocar outros. Mas o aquário tem que ter no minimo 150 litros para colocar outros e não podem ser muitos. Na verdade ele tem esse comportamento de ficar deitado no leito do aquário, mas se tu se aproximares para ele comer e ele continuar prostrado, aí pode ser algum problema realmente. Boa sorte!

  • mario hayato igarashi disse:

    quarta feira de cinzas vou iniciar a criacao de 2 red tiger grandes pela primeira vez vou tentar a reproducao segundo o lojista e um casal.o aquario tem 200 liotros.se der certo pretendo acrescentar mais 2.se nao fosse tao caro .saiu 180.00 o casal.mas acho q vale a pena os kinguios vou levar na loja p trocar p algo.quem tiver alguma orientacao agradeco .boa sorte p vcs tambem oscarmaniacos.

    • Joao Luis disse:

      Boa sorte Mario!
      Sempre tive muita vontade de criar oscares, mas como tu disseste são peixes caros e os aquários reprodutivos tem que serem grandes! Depois coloca aqui as tuas experiências!!!

  • os pilantras ja tao de manha .so comen minhica e guaru vivo.racao nem olham.ja dei alcon stickis tetra ciclideos .oscar stickis royal canin.como havia postado ja desovaram 1 vez,mas n sei se eles mesmo comeram ou foi os lips.mas vou tentar novamente

    • Joao Luis disse:

      Eu li em uma revista, que oscares acostumados com comida viva, dificilmente mudam pra ração. Mais ou menos o que acontece com cachorro que se acostuma comer comida de gente. Que ótimo que desovaram!! Teu aquario é misto?
      Mantenha-nos informado! Boa sorte!!

  • Marcio disse:

    CARO AMIGO JOAO ME EXPLICA TUDO SOBRE O OSCAR MANDA 1 EMAIL OW ADD EU NO MSN: MA_S2_JO@HOTMAIL.COM

    NO AGUARDO

  • Diii disse:

    Eu comprei um oscar tigre a quase um mês, ele tinha 6 cm e agora ta com 8cm, eu devo o crescimento a variedade de alimentos que forneço a ele. Mas o fato é que hoje chegou meu oscar red, que era pra ter vindo junto com o tigre. Os dois agora estão no mesmo aqua, se estranham as vezes, mas acho que nada anormal, o que você me diz?

    • Joao Luis disse:

      Olá Dii,
      o crescimento de um peixe envolve alimento de qualidade e espaço para que ele se desenvolva! Acredito que seja normal, uma vez que os oscares são territorialistas e como o Tigre estava a um mês sozinho, acostumou-se com o aquário só pra ele. Se as brigas não forem muito agressivas, ambos se acostumarão! No entanto, vale lembrar que o aquário seja de no minimo uns 100 litros para que os dois vivam juntos!
      Abraço e boa sorte!

  • Marcio disse:

    CARO AMIGO EU TENHO 3 OSCAR ( 2 TIGRE E 1 ALBINO)
    HJ COLOKEI NO AQUARIO NOVO DE 200 LTR FAZIA 7 DIAS Q ESTAVA SOH NA FILTRAGEM A AGUA DAI COLOKEI O CASCUDO = PODERIA POR JAH O CASCUDO OW NAO PQ PARECE N SEI NÉ Q ELE SOH COME ALGAS E SE N TIVER MORRE ?

  • matheus disse:

    cara eu conprei o meus oscar tigre faz 2 dias mas ele ou ela demora para comer,e a água esta ficando suja rapidamrnte sera q é assim mesmo…veleu…

    • Joao Luis disse:

      Fala Matheus,
      tudo certo? Seguinte, quando peixes novos chegam ao aquário, eles levam um tempo para se adaptar. Isso pode variar de um dia a uma semana. Então, tu tens que cuidar com a quantidade de comida que tu estas colocando. Se os peixes demorarem mais que 3 minutos para comerem e a comida continuar boiando, é porque tu colocaste comida demais. Note também se os peixes estão nadando bem depois de uns 5 dias, mas vale lembrar que os oscares são peixes que nadam pouco. Eles são filhotes? Se forem jovens a adaptação será mais rápida, já se forem adultos a adaptação pode demorar bem mais que um semana e em alguns casos, podem nem se adaptar. Espero ter ajudado!

  • matheus disse:

    viu você pode me dar o seu msn?a e valeu muito eu estava preucupado mas ele ja esta se adaptando

    • Joao Luis disse:

      Fala Matheus! Cara, tu podes me enviar um email. Quase não uso o msn!
      Uma vez eu tive um acará Disco Azul Real que levou uns 4 meses até ele se adaptar, pois era adulto. Pensei que ele fosse morrer, pois era muito dificil dele comer! Eu tinha uma ração em pedrinhas especial que eu tinha que largar do lado dele até que num belo dia, ele começou a nanar super bem e se alimentar com os demais. Mas o padrão é até uma semana para os peixes se adaptarem!

      Abração e continue nos informando sobre os teus oscares!

  • diego amarante disse:

    Blz joao.Tenho um oscar ,ele e acostumado a comer raçao e peixes vivos,ha alguns dias ele se recusa a comer qualquer coisa.Ele esta + ou – com um palmo de tamanho.Meu aquario nao tem cascalho apenas pedras grandes,sera q pode estar influenciando nos seus habitos?Espero suas dicas.Obrigado

    • Joao Luis disse:

      Olá Diego!
      Seguinte, a quanto tempo tu tens o oscar nesse aquário? Seguinte, se ele estiver já adaptado não é pra ele ter esse comportamento por causa da falta de cascalhos. Mas se ele for novo no aquário, têm muitos peixes que podem não se adaptar muito bem, porque a luz pode refletir no vidro embaixo e muitos peixes estão acostumados com o “escuro” do fundo por causa do cascalho.

      Um problema de dar peixes vivos é justamente, o fato deles trazerem possíveis doenças para dentro do aquário. Peixes como molinésia, guppies, plati, espada, neons e outros desse porte, em sua maioria são peixes velhos e doentes. Infelizmente, por serem baratinhos, os lojistas (não todos) não se importam muito se eles estiverem doentes! Assim, é um pouco perigoso!

      Um sugestão é elevar a temperatura da água do teu aquário acima de 26 graus. As vezes isso ajuda o peixe a melhorar, pois o metabolismo do peixe acelera por causa da água mais quente e ele volta a comer normalmente. Fique atento, pois peixes que não comem precisa de uma atenção maior!

      Grande abraço e boa sorte!

      • Michelle disse:

        Olá, preciso de ajuda com urgência!!!Tenho um peixe Oscar a mais ou menos 1 ano em meu aquário de 100 lt, ele esta com quase 20 cm, ñ quer comer….ph tá 7 , temperatura 26 g°…..ofereço ração da Alcon gold Oscar sticks.que ele semore devorou na hr mesmo. Meu esposo uma vêz por mês dava peixes vivos para ele se alimentar, mas faleceu faz dois meses e eu acabei esquecendo deste detalhe. Então como nessa época é dificil achar peixes para alimentação dei pedaços de carne ….que ele comeu bem, ai achei em uma loja alguns peixinhos e dei para ele mas percebo que ele pega e ñ engole, ele joga pra fora ou o peixe vivo ou o peixe todo moído, solta pela boca mesmo. Vc pode me ajudar o que será que ele tem?…Pode ser falta do meu esposo tbm ou ñ tem nada a ver?.Gratíssima pela atenção e aguardo anciosamente uma ajuda. ñ sei nem se era pra mandar por aqui a pergunta mas foi onde achei um meio de contato pra falar do Oscar!

        • Joao Luis disse:

          Olá Michelle, sinto muitissimo por essa notícia sobre seu marido. Realmente, os oscares são peixes que reconhecem os donos. Há relatos de oscares que vão a superfície “pedir” carinho aos seus donos, assim ele pode estar sentindo falta do seu marido. Uma dica que eu posso te dar, seria elevar um pouco mais a temperatura para 28 graus e dar pequenos pedaços de fígado de boi ou frango cozido. Normalmente, é um alimento riquissimo e de fácil ingestão. Acredito que ele voltará a se alimentar novamente. Como ele não esta conseguindo se alimentar com peixes, procure evitar esse tipo de alimento. O fígado é um alimento mais rico que a carne bovína crua, assim procure alimenta-lo com fígado. Dê um pedaço de cada vez, pois o fígado estraga muito facilmente e pode diminuir a qualidade da água.

          Normalmente, respondemos as dúvidas de todos pelos comentários, pois a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos! Espero ter contribuído!

          Boa Sorte!
          Atenciosamente,
          João

  • Diones disse:

    Bom dia João
    Sou novo em aquarismo a dois dias comprei um Oscar de 7Cm peixe que estou achando maguinifico , acho que ele se acostumou rapidamente com o local e comigo pois ja vem comer na mão tenho no mesmo aquario 2 Kinquios 1 cara de 8 Cm e 1 Barbo Sumatra, peixes esses que o Oscar persegue constantemente, meu aqua é de 300 litro montei a cerca de 3 meses com um filtro aqua clear 200 uma bomba que esqueci o nome com fundo de pedras de rio mesmo e algumas plantas artificiais, hj como esperiencia dei pedacinhos de salsicha que o oscar prontamente comeu , estou tendo problema na alimentação pois o Oscar com tudo e os outros acabam ficando sem comer pois o oscar não deixa, agora estou colocando a ração de bolinhas dele de um lado e a ração simples do outro , gostaria de saber se nessas condições de aqua ele vai crescer e qual melhor escolha de alimentação pra que ele aumente de tamanho rapidamente , pelo tamanho dele qual idade dele? , com esse tamanho de aqua poderia colocar mais 2 oscares? estou deixando a temperatura do aqua entre 26 e 28 esta correto? desculpa tantas perguntas e parabéns pelo site

    • Joao Luis disse:

      Olá Diones,
      parabéns pelo aquário novo! Sempre é ótimo quando nossos peixes se adaptam ao novo “lar”. Seguinte, os oscares são peixes extremamente agressivos a não ser que estejam com peixes agressivos também ou que sejam maiores que ele. Se não me falha a memória, barbos são peixes pequenos e o kinguio não é muito aconselhado para conviver com oscares, pois são muito desajeitados e dóceis. Assim, não sei como será no futuro quando o teu oscar estiver grande. Como falei antes, oscares são agressivos por natureza e a tendência é que ele se torne mais agressivo contra os demais. Teu oscar ainda é jovem, acho que seja um jovem adulto e tenderá a crescer muito mais. No entanto, é EXPRESSAMENTE PROIBIDO dar salsichas aos peixes!!! Por causa do alto teor de gordura e químicos que vão dentro desse alimento!! Se tu fores colocar mais oscares é interessante que tu não tenhas mais o kinguio e o barbo. Quanto ao Cara, não sou muito familiarizado com ele, mas acho que ele tem um porte grande. Teu aquário é de ótimo tamanho e tu podes ter uns 10 oscares.

      Boa sorte ae!

      • Alex Sandro Oliveira disse:

        Show, estava pesquisando sobre salsichas, pois minha ração esta no final, arrisquei dar um pouco hoje e eles adoraram, mas não vou fazer mais, valeu pela dica Rafa.

        Meu aqua é novo tambem, antes eu tinha 3 aquas de 100litros, dois com guppys e 1 com um oscar de uns 25cm.

        Fiz um aqua novo de 1,80x40x60 e populei ele com peixes joves. Troquei meu oscar adulto por um oscar albino de 5cm. Comprei um tigre, um bronze e um ruby, todos entre 5 e 8 cm.

        Tambem coloquei dois bala shark com cerca de 6 cm, um morreu, mas o outro esta lá ainda.

        O maior, é um green terror com uns 13cm. Além dele, tenho dois Jack Dempsey e dois texas blue.

        E comprei de um colega, 6 alevinos de citrinelus, o maior tinha 1.5cm. 4 criaram-se e agora estão com cerca de 5cm já. Tenho medo que no futuro estes citrinelus venham causar-me problemas com os oscares.

        Para fundo, tenho 4 cascudos e um bagre.

        De filtragem, estou com canister de 1200l/h, um externo de 560l/h e um interno para circular, de 360l/h.

        Em todos, uso bastante lã adicional, tenho que troca-las semanalmente, pois ficam imundas!

  • Ádrima disse:

    Tenho um aquário de 00 lts. Tinha um oscar tigre que vivia sozinho, mas ele morreu. Agora estava pensando em colocar um novo filhote de oscar tigre junto com um filhote do mesmo tamanho de peixe faca. Será que eles vivem bem juntos? Será que o espaço do aquário é suficiente para esses dois peixes quando forem adultos? Obrigada

    • Joao Luis disse:

      Olá Ádrima, realmente não sei te dizer. Até então, eu não conhecia o peixe-faca. O que eu andei lendo é que o peixe-faca apresenta hábito noturno e o oscar hábito diurno, porém ambos são carnivoros. Não sei se eles irão competir no futuro. É uma incógnita! Cuida apenas para o Oscar não ser muito pequeno em relação ao peixe-faca não comê-lo. Boa sorte!

  • Ádrima disse:

    Desculpa, no comentário anterior não digitei direito a capacidade do aquário. Ele tem 300 litros.

  • Rafael disse:

    Olá gostaria de saber se consigo manter um oscar ne um aquario de 80 litros?

  • Rafael disse:

    E ai joão, vlw mai pela dica e outra coisa sera que posso ter tambem no mesmo aqua um Labeo Bicolor?
    Abraço!!!

  • Rafael disse:

    Pessoal, to com dois Oscar Tigre gigantes aqui. Um com 31 e outro com 35 cm. Só que estão sendo criados dentro de caixas de água.
    Eu queria vender um deles, ou até os dois pra ajudar na compra de um aquário. Vocês sabem onde posso achar um comprador pra ele(s)? Ou alguem que possa trocar por menores ou até dar um desconto na compra do aquário?
    Obrigado

    • Joao Luis disse:

      Olá Rafael, tudo bem?
      Cara, na época que eu tinha meus peixes, eu os levava sempre nas casas de aquário para trocar por outros peixes ou produtos. A não ser que tu seja criador, acho muito difícil eles pagarem em dinheiro. Para o consumidor final, realmente não sei como tu deves fazer. Podes deixar deixar um comentário com contato, caso alguém se interesse pelos teus peixes, eles entram em contato. Porém tu deverias levar os teus peixes a uma casa que vende aquários, que eu tenho quase certeza que eles trocam para ti.

      Boa sorte!

  • JHON disse:

    Olá João, tudo bem?
    Comprei um Oscar a 3 dias e sempre que chego perto do aquário ele se esconde e/ou finge que está morto (depois de um tempinho ele volta a nadar normalmente)..
    Isso é normal?
    Devo fazer algo ou ele esta fazendo isso porque não se adaptou ainda?

    • Joao Luis disse:

      Olá Jhon, tudo bem?
      Seguinte, o Oscar tem hábito de se “deitar” sob o cascalho, tanto que em algumas localidades ele recebe o apelido de “dorminhoco”. Embora sejam peixes, cada indivíduo tem suas características de personalidade, assim terão peixes mais ativos e outros nem tanto. Como faz pouco tempo que tu o compraste, pode sim, ser um efeito a casa nova, mas não te estressa! O importante é saber se ele esta comendo. Uma dica importante: dê pouca ração nessa primeira semana, pois ele pode comer menos e a comida que sobra pode apodrecer a água.

      Boa sorte!

  • Nara Alvares disse:

    Oi João!!!

    Mew comprei um Oscar a uns 7 meses, e ele está num aquario de 45 litros!
    vc acha q é mto pequeno? ele se desenvolveu bem… tinha uns 8 centimetros, agora ele tem uns 20 centimetros… mto docil… come na minha mão, sempre vario entre ração e peixes!
    agora colokei um cascudo.. o q vc acha?

    • Joao Luis disse:

      Olá Nara, tudo bem?

      Olha, eu acho que um aquário ideal seria de tamanho maior, no mínimo uns 80 litros. Só que cada peixe é um peixe. Como tu o pegaste pequeno ele se adaptou bem ao tamanho do aquário, mas nada impede no futuro de tu comprares uma residência maior pra ele. hehehe…. Digo isso, pq ele se desenvolverá mais, pois os peixes se desenvolvem, de acordo com o espaço que eles têm para nadar. Mas isso fica a teu critério.

      Sobre o cascudo, em algumas revistas comentam, que cascudos podem viver com oscares, mas cuida para que o cascudo não seja muito pequeno, mas não coloca mais que um cascudo, pois o aquário é pequeno.

      Boa sorte!

  • Victor disse:

    Olá, eu gostaria de saber se eu posso colocar um peixe oscar num aquário de 78l? e se ele vai crescer muito?
    obrigado

    • Joao Luis disse:

      Olá Victor, tudo bem?
      Tu podes ter sem problemas um oscar em um aquário deste tamanho, mas APENAS um! Acredito que ele terá espaço para se desenvolver bem, sim. Claro, que alimento de qualidade é 60% do crescimento.

      Boa sorte!

  • JHON disse:

    João, agora com quase um mês meu Oscar já está bem calmo, já está até comendo na minha mão. Obrigado e até a próxima…

  • Rodrigo disse:

    olá joão tudo bem? comprei um oscar apaiari de 10cm a mais ou menos tres meses atrás , a temperatura estava 28 graus, ph 6,8, no primeiro dia estava tudo ok, sempre bem alimentado , brincalhão deitava em cima do cascudo…. no dia seguinte começou a ficar isolado , não comia direito , andei percebendo uma coisa no oscar as nadadeiras viviam tremendo +- duas vezes por minuto…… depois de quatro dias ele morreu? até hoje não sei qual foi a causa.
    não desisti comprei outro com 8 cm , está nomeu aquario a dois dias mas agora estou com outro problema meu oscar está ofegante, o que devo fazer? estou muito inseguro,,, abraços.

    • Joao Luis disse:

      Olá Rodrigo, desculpa a demora!
      Seguinte, tu estas usando anticloro no teu aquário? Sempre que fores completar a água do aquário aplica um gota de anticloro para cada litro de água que tu irás acrescentar no aquário!Ou então, diminua um pouco a temperatura do teu aquário, pode ser a temperatura. Mas não saberia te respondeu ao certo.

      Oscar com 10cm não são velhos para terem problemas de adaptação.

      Além das tremedeiras das caudas, tu visualizaste algo a mais no peixe? Pontos brancos? Nadadeiras fechadas e respiração ofegante, não são bons sinais. Infelizmente, não existe uma receita precisa para salvar os peixes. Muitas vezes é no plano microscópio mesmo. Como tu montaste o teu aquário? As vezes pode ser algum resíduo de limpeza ou então má oxigenação do aquário. Muitas coisas podem interferir. Dê uma lida nos outros posts sobre alimentação.

      Pense em todo o processo de limpeza e montagem do aquário. Reveja o sistema de filtragem.

      Vais me contando mais sobre o que esta ocorrendo com esse novo oscar. Mas lembres que é sempre assim no início! Não precisa se preocupar, que muitos outros ainda morrerão! Sério, pode ser macabro, mas até termos a noção do que pode ocorrer no aquário, muitos peixes morrerão. Porém, reflita no que tu estas fazendo. Qualquer coisa, vá a uma casa de aquário em que tu confies e veja com eles o que pode ser.

      Boa sorte!

  • Rodrigo disse:

    obs: meu aquário tem 160lt, obrigado.

    • BRUNO disse:

      tenho uma aqua de 520 lts,. quero comprar mais tres exemplares pq ja tenho dois,.. alguem me indica algum lugar, moro no interior de sao paulo
      meu email

      bruno@sheldonvalvulas.com.br

      eu tenho um abino red tiger veu e um bronze

      grato

      B.

      • Joao Luis disse:

        Bruno, descobrindo quem vende peixes no interior de São Paulo, coloque aqui para os demais, pois pode ter mais pessoas com a mesma dúvida!
        Valeu!

        Boa sorte!

  • joão carlos brambilla filho disse:

    Eu tenho um oscar e é desse mesmo jeito descrito por voce joão luis, mexe em tudo no aquário, até o filtro ele fica mexendo. Na primeira semana que eu tinha comprado ele, os 2 primeiros dias ele ficou nadando bastante, até que veio alguns dias que estava muito frio, e ele só ficava no fundo do aquário. Fiquei preocupado, e por nunca ter tido um peixe não sabia o que fazer, ai então eu conversei com a mulher que me vendeu ele, e falou que poderia ser o frio. Tive que comprar um termostato para deixar a agua na temperatura boa para ele. Hoje o oscar esta muito bem comendo bastante, fazendomuita garça, já me conhece e apesar de ser um peixe muito exigente para ser criado eu adoro ele! Valeu!

    • Joao Luis disse:

      Boa tarde João Carlos! Tudo bem?
      Normalmente, quando a água do aquário esfria, o metabolismo dos peixes diminuem e tendem a permanecer no fundo do aquário imóveis. O Oscar por ser um peixe de regiões mais quentes, necessita realmente de águas mais quentes!

      São muito legais mesmo!!! Eles reconhecem os donos e fazem festa! Acho isso muito, mas muito legal nesses peixes!!!
      Vai nos contanto mais sobre as tuas experiências com esses peixes maravilhosos!

      Boa sorte!

  • MARDOQUE disse:

    Prezados Senhores.
    Peço se possivel me ajudem.
    Tenho um Oscar Tigre Veu a aproximadamente 2 meses e o problema é que ele só fica parado no fundo do aquario junto do cascalho. Não aparente estar doente. Se alimenta bem e está com aparencia saudável, mas só sai do fundo na hora de comer.
    Super agradecido.
    Mardoque

    • Joao Luis disse:

      Olá Mardoque, tudo bem?
      Não te preocupes com o teu oscar! Se ele esta se alimentando bem, não tens o que temer! Esse é um comportamento característico deles. Em algumas cidades do norte o chamam de dorminhoco, justamente por se deitar sob o cascalho. Um dica, veja se a temperatura dele esta Ok. Os peixes tendem a ficar menos ativos em temperaturas mais baixas, mas por favor, cuide para não matá-lo com temperatura mais altas!!

      Espero tê-lo ajudado.
      Boa sorte!

  • thiago de assis domingos disse:

    oi eu tenho dois oscars tigres albinos,mais ou menos uns 8cm,eu estou dando ração para eles e quando entra um mosquito aqui dentro de casa eu pego e dou para eles, mas só um come o outro chega perto mas não come o que eu faço?

  • thiago de assis domingos disse:

    eu quero que os dois se alimentem de mosquitos, se puderem me ajudar agradeço

  • vitor disse:

    posso daah pedaçinhos de salsicha para o oscar?

  • Paulo disse:

    Puxa, minha opinião, aquario pra 1 Oscar deveria ser no mínimo 150l, acho q devemos diferenciar entre viver e sobreviver, aqua com 80 litros mal dá pra 1 Oscar filhote, ainda mais tem gente colocando cascudo junto, pessoal, cascudo suja muito a agua, ainda mais q precisam ser alimentados diariamente…, NEM PENSAR em dar salsicha pra Oscar, por favor, não envenenem seu animal,afinal ele não pediu pra ficar confinado num cubo de vidro, quanto mais de 80 litros…..é um peixe q cresce muito, imagine vc vivendo dentro de um quarto onde mal dá pra se mecher, pense bem e se informe bastante antes de comprar um. mas parabenizo pela boa vontade do João….

  • Arão disse:

    Olá João estou penssando em montar um aqua de 200lt. e colocar um casal de oscar, um albino red tiger e um red tiger com mais ou menos de 5 a 7 cm. E colocar um filtro JEBO 508 vazão de 980 lt/h é um filtro bom? precisaria de uma bomba pra ajudar na oxigenação? E futuramente quando estiverem adultos não terei nenhum problema quanto ao tamanho deles? Obrigado.

  • vitor disse:

    Olaa PessoaL .. Gostariia De sabeeR Sii Posso Colocar 2 oscar Em um aquario de 110 Litros Elee não tem muitoo enfeite soo uma caverna Já tenho um oscar albino gold nele e uma tilapia zebra os doois ainda são filhote mais esta muito vazio o aqua aii queria saber si posso colocar outro oscar filhote nele Pessoas aqui naa pet shop diis que pode sim oque voces acha?

    • Joao Luis disse:

      Olá Vitor, tudo bem?
      Apesar de parecer “vazio” esses peixes precisam de muito espaço. Eu não recomendaria que tu colocasse mais um oscar, pois já tens uma tilapia, que é outro peixe de grande porte. Não sei se no futuro tu não terás que mudar um de aquário. Na verdade, as carpas são peixes de cardume e os oscares já são territorialistas, então pode haver problemas.

      Fica a dica!

      Boa sorte!

  • Guilherme disse:

    olá tenho 1 aquario de 66 litros com 1 peixe-faca, 3 kinguios, 2 acaras bandeiras, queria saber se tenho condições de possuir um oscar, no tamanho desse aquario, quanto aos peixes qual deles poderião sobreviver a ele… grato

    • Joao Luis disse:

      Olá Guilherme, tudo bem?

      Cara, eu te diria que o teu aquário, já têm bastante peixe! Na real, para tu teres o oscar, tu deveria retirar todo o resto e o aquário seria meio “apertado” para ele. O Oscar é um peixe territorialista e de grande porte, por isso as exigências de um aquário grande.

      Boa sorte!

  • pee marcos disse:

    eu vi na net que o oscar não é um paixe agresivo é so alimentar ele bem que ele convive com outros peixes é verdade? tenho eu oscar de 3 cm que custo R$7,50

  • burrego disse:

    ola pee marcos beleza

    olha infelizmente voce tomou uma facada pelas costas pois um oscar de 3cm nao custa nem 3,00 reais seu desenformado . e outra para o seu governo se o oscar nao é agressivo quem vai ser um lebiste ou um kinguio ???
    áh e lembrando da pergunta da comida se vc alimentalo bem ele podera viver ate com sua mae…

    foi um prazer em responder sua pergunta tola.!!!

  • thiago disse:

    o meu oscar pulou do aquario de madrugada,e quando vi ele estava quase morto.
    coloquei ele dentro do aquario de novo ele dentro do aquario ele tá respirando mas está quase morrendo não sei o que eu faça,
    alguem pode me ajudar?

  • everton disse:

    oi
    tenho um oscar bronze a menos de 1 mês comprei ele com 7cm e ja tem 11 . ele fica mudando de cor contantemente 1 é stres?
    ele esta em um aquario de 200l com um pintado e 2 cascudos,
    come ração ,lips e mato grosso.
    fiquei animado por ver esse video:

    ele ja come na minha mão ,mas decidi desacostumar ele pois quero acaricialo ,e quando coloco a mão no aquario ele pensa que é comida e vem morder :( é bem manhoso ,quando chego da escola vou direto para o aquario velo mas quando outra pessoua vai ver o aquario e faz algo que não seja de seu agrado ele para de vim por uns 2 dias.
    em fim quero seber se a constante troca de cor é sinal de stres a sua cor varia de verde ,perto e preto com manchas verdes (achei meio estranho por ser um oscar bronze!!).
    qual seria a cor adequada??
    e se tiverem uma dica como posso amansalos ?

    • Joao Luis disse:

      Então Everton, a mudança de cor é normal em peixes.
      Normalmente, um peixe estressado não come direito, vive se escondendo…acredito que a mudança de cor não seja um sinal. Eu ficaria mais preocupado se ele estiver com as nadadeiras fechadas. Sobre esse lance do peixe receber carinho, somente com o tempo ele irá se adaptar. No video, tu podes notar que são apenas dois oscares que mais recebem o carinho, os outros dois são mais arredios.

      Tu podes ver no mercado alimentos que podem realçar a coloração. Peixes em idades diferentes podem apresentar colorações muito diferentes. Tens que ver nos peixes marinhos, são incrivelmente diferentes, quando juvenis e depois adultos.

      Acho que tu não tens muito com o que se preocupar. Veja, se o peixe se alimenta bem é o importante.
      Abraço e boa sorte!

  • everton disse:

    hehe vlw cara.
    ele come 2 porções de ração por dia e 4 peixes e +(bonus)
    oke ele consegui pega de noite quando coloco comida pro meu pintado ja ta com 12,5 cm

  • everton disse:

    ah e com faltade apetite ele num ta come mais que o pintado ke tem 30cm

  • Daniela disse:

    Olá,
    Notei que meu peixe Oscar Tigre, ultimamente está deprimido, só quer ficar deitado e não levanta, venho observando que ele esta com umas manchas extensas brancas pelo seu corpo, principalmente na cabeça..
    também notei que que seus olhos estão com manchas brancas também…
    Alguem poderia me ajudar?
    é que já pesquisei em varios sites..
    e não encontrei o perfil de sintomas que meu Peixe se encontra.
    Gostaria muito que me ajudassem não quero
    perder meu peixe :'(

    obrigada!

    • Joao Luis disse:

      Olá Daniela, tudo bem?
      Como esta o teu peixe? Pelo que tu falaste ele esta com fungo. Ou algo parecido. Normalmente, tu deves elevar a temperatura próxima dos 28 graus. Nas manchas brancas tu podes passar mercúrio-cromo desses de farmácia normal. Ou azul de metileno, que tem em farmácias, se eu não estou enganado, ambos fazem a mesma coisa. Aconselho-te separar em baldes água com anticloro “descansada” por uns 2 ou 3 dias e substituir pela mesma quantidade de baldes com água nova.
      Boa sorte!
      Abraço.

  • Rodrigo disse:

    Olá, tenho dois Peixes Oscar!

    Li, algumas postagens e achei super interessante, que algumas indicam que os seus peixes comem ração.
    Ñão é novidade, mas eu tento alimetar os meus com ração e eles enrrolam ” Pakas”, pra comer.
    Então percebi que é necessário ração apropriadas para estes animais…
    Alguém poderia me indicar o nome da ração que os Oscar`s comem? Para poder chegar na loja sem ser enrrolados!
    fico no aguardo!

    Abraços

    • Joao Luis disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem?
      Cara, nem tem muito o que te enrolarem. Compra da Tetra que é a melhor. Pode ser um pouco mais cara, mas com certeza eles irão curtir.
      Alimento vivo, eu sempre tive receio, pois pode levar doenças para o aquário, mas isso é uma decisão pessoal.
      Abraço!

  • everton disse:

    olha o meu oscar come ração e peixes, a ração que eu dou para eles é da alcon chama oscar stics.
    as veses ele tbm enrrola pra comer, mas acabam comendo pois se ele não comer eu deixo ele ficar com fome até ele volta a comer 8P.

    • Joao Luis disse:

      É isso ae, se os peixes não comem, é só deixar uns dois dias sem comida que eles aceitam. Claro, se os peixes forem mais adultos, eles terão mais dificuldades em se adaptar e eles podem morrer de fome! Claro, não é o caso de peixes já adaptados. Eles podem ser bastante manhosos!

      Abraços.

  • Gustavo Vitor disse:

    Boa noite, comprei um aquario de 80 x 40 x 50 -> 160 L.
    Li em vários lugares que é aconselhavel para o oscar ter uma filtragem muito boa devido a grande sujeira que eles fazem, mas notei que com a colocação de dois filtros submersos jebo AP1400F2 de 580L/h total 1160 L/h e estou notando que os filtros estao agitando muito a agua. Tem algum meio de diminuir a potencia dos filtros, devo trocar por filtros mais fracos, que movimentem menos a agua ou nao devo fazer nada pois os oscar nao ligam para isso?

    • Joao Luis disse:

      Olá Gustavo, tudo bem?
      Então, os oscares são peixes mais tranquilos, porém robustos. Ele esta se alimentando bem? Parece incomodado a ponto de ficar parado em um unico ponto do aquário? Confesso-te que tu me pegou. Acredito que um filtro seja o suficiente para manter o equilíbrio do aquário. Faça trocas frequentes de 10% da água do aquário com auxílio de um sifão. Ajudará na manutenção da água. Acrescente plantas tb, pois as raízes utilizarão os nutrientes disponíveis no cascalho.

      Se mais alguém tiver uma dica construtiva, por favor acrescente! Seria essa minha sugestão, Gustavo.
      Grande abraço.
      Boa Sorte!

  • Gustavo Vitor disse:

    estou esperando chegar pelo correio um filtro uv 8w, para minha bomba de 200 l/h, junto com um filtro ap1400f2 ja fica melhor neh?

    • Joao Luis disse:

      Gustavo, já que tu estas investindo pesado no teu aquário, eu aconselho fortemente a comprar bibliografia específica. Eu infelizmente, desconheço, mas tu podes procurar os títulos na Internet. Meus posts são simples e dou dicas para iniciantes. Confesso-te que eu não tinha nenhum desses filtros, apenas um de fundo bem podre e os meus acaras bandeiras se desenvolveram super bem. O negócio, as vezes é não complicar de mais! Respeitando as trocas parciais de água e não desmontando todo o aquário para limpá-lo, tu já terás uma receita muito grande para o sucesso.

      Estou apenas contando a minha experiência. Por isso lhe digo para ler mais. A internet nunca substituirá um bom livro, ainda mais nestes casos mais específicos. Dê uma boa lida para não colocar dinheiro fora.

      Depois venha nos contar as tuas experiências com os filtros!

      Boa sorte!
      Abraço.

  • Gustavo Vitor disse:

    Cara, muito obrigado, estou iniciando a faze de esperiencias para ver como vai ficar a agua com 1 filtro so, mas antecipadamente, muito obrigado ! !!

  • Higor disse:

    Oi João tudo bom ?

    Intaum meu oscar está muito parado , nao ta querendo comer , ja olhei para ver se ele nao tem nenhuma mancha branca pelo corpo ,porque poderia ser ictio , mas nao é as vezes ele se raspa no cascalho , queria sua ajuda pra resolver meu problema ;)

    • Joao Luis disse:

      Fala Higor, tudo bem?
      Então, tu tens termômetro no teu aquário? O Oscar gosta de água mais quentinha. Dependendo da onde tu moras, a água pode esfriar. Po cara, esse lance dele se esfregar nas pedras é um comportamento, que sempre me intrigou. Não sei direito o que pode ser. Eu te diria para deixar a água próxima dos 28 graus durante uma semana e nunca deixa abaixo dos 22. Alimenta bem ele, mas com comida de qualidade, nada de porcarias que estufam o peixe.

      Boa sorte.
      João

  • Rosemere disse:

    Olá, João.
    O meu Oscar tem ficado parado do dia 25/09 ao dia 30/09 (hoje) e durante esses dias ele não esteve se alimentando, gostaria de saber o por que que isso vem acontecendo ???

    Gostaria de saber também como faço para que o meu Oscar se alimente na minha mão ?
    Obrigado, agradeços desde já!!
    Abraços!

  • Rosemere disse:

    Olá, João.
    O meu Oscar tem ficado parado do dia 25/09 ao dia 30/09 (hoje) e durante esses dias ele não esteve se alimentando, gostaria de saber o por que que isso vem acontecendo?

    O ex- dono dele acha que isso poder ta acontecendo porque ele possa ter engolido alguma pedra, será ???

    Gostaria de saber também como faço para que o meu Oscar se alimente na minha mão ?

    Obrigado, agradeços desde já!!
    Abraços!

    • Joao Luis disse:

      Olá Rosemere, tudo bem?
      Pois é, fazem pelo menos 5 dias que o teu oscar não come. Isso não é muito normal, não. Tu chegaste a reparar se ele tenta engolir o alimento e não consegue? Ou é apatia mesmo? Se ele estiver a pouco tempo contigo, como tu disseste que ele já pertenceu a outra pessoa, ele pode estranhar o seu novo ambiente. A quanto tempo ele esta contigo? Eu acho muito dificil o peixe ter engolido uma pedra, apesar de não ser impossível. Eu te daria a sugestão de elevar a temperatura do teu aquário próxima a 28 graus. Forçando o metabolismo dele acelarar um pouco e ver se ele come. Tu tens termostato e aquecedor, certo??? Muitas vezes a temperatura esta muito fria e o peixe fica mais letárgico.

      Espero ter ajudado.

      Boa sorte.

  • andré disse:

    quais peixes posso coloccar com carpa e telescopio

    • Joao Luis disse:

      Olá André, tudo bem?
      Então, são peixes dóceis e amistosos, porém causam uma grande perturbação no aquário. Eles são comedores de plantas e gostam de revirar o cascalho. Peixes como ácaras que são mais tranquilos, podem ficar muito estressados com presença de kinguios e carpas, então procure evitar. Espadas e molinésias costumam morder as pontas das nadadeiras desses peixes, então evite tb. Existem uma série de espécies, que na minha época eram muito pouco conhecidas, então realmente, não sei como é o comportamente dessas espécies.

      Barbos, ramiresis, beijador, mato grosso, platis, cascudo, coridoras e guppies podem viver em harmônia com os kinguios. Evite o peixe-paraiso, que é extremamente agressivo, trichogaster também tendem o ficar agressivos.

      Mas sempre fique atento ao tamanho do aquário e a quantidade de peixes!

      Um abraço e boa sorte.

  • WLAMILSON disse:

    MEU OSCAR ESTA COM UMA BOLHA NA BOCA E FAZ UM BOM TEMPO E GOSTARIA DE SABER SE ISSO TEM CURA JA COLOQUEI REMÉDIO NA AGUA E AINDA SIM CONTINUA ESSA BOLHA É MOLE PORQUE ELE PASSA NO VIDRO E ELA AMASSA, PARECE QUE É QUEIMADURA

    • Joao Luis disse:

      Olá Wlamilson, tudo bem?
      Olha confesso pra ti que eu não sei, o que pode ser. Normalmente, é fungo ou ictio que criam essas deformidades.
      Tu deste algum alimento que ele pudesse ferir a boca? O importante é saber se ele esta se alimentando normalmente. Se ele estiver se alimentando bem, essa “bola” não esta afetando o peixe e ele conseguiu se adaptar a ela. Pode ser alguma ferida e com o tempo pode sumir, pois os oscares gostam de revirar o fundo e numa dessas pode ter machucado a boca com o cascalho. A dica que eu posso te dar é aplicar diretamente no local mercurio cromo ou azul de metileno. Apenas essas dois. Faça duas vezes ao dia e veja se há alguma melhora. Como eu escrevi antes, se ele estiver se alimentando normalmente, não há com o que se preocupar.

      É o conselho que eu posso te dar.

      Abraço e boa sorte.

  • douglas disse:

    boa tarde, hj eu vi alguns alevinos de oscar, bem pequenos msm, será q se eu comprar um, ele viverá bem em um aqua de 80 litros?

    • Joao Luis disse:

      Olá Douglas, tudo bem?
      Sim, com um aquário de 80 litros para 1 ou no máximo 2 oscares é o suficiente para eles viverem bem. Apenas cuida para que ambos se alimentem bem, caso tu opte por ter dois. Pode haver a tendência de um dominar o outro.
      Boa sorte.

  • João Carlos disse:

    Boa tarde João Luiz
    comprei um aquario de 200 Lts para meu oscar, e uma bomba submersa com uma vazão de 700l/h.
    Gostaria de saber se a bomba deve realmente ficar completamente submersa na agua, pois foi assim que a coloquei, e quando ela funciona vejo que ela movimenta a agua, mas não esta fazendo bolhas.
    Ela tem que fazer bolhas?
    obrigado

    • Joao Luis disse:

      Olá João Carlos, tudo bem?
      Depende do tipo. Exitem algumas que utilizam o ar de fora do aquário e há a liberação das bolhas de ar, mas outras não. Aconselho-te a olhar o manual da bomba, mas se for como eu penso, não precisa fazer bolhas.
      Boa sorte.

  • Moacir disse:

    Meus caros, olá! Tenho um Oscar Tigre com uns 20 cm, adoro esse bicho, mas há uns dosi dias ele está com um comportamento estranho e não estou conseguindo ajuda. Ele está de certa forma se contorcendo, como se estivesse com algum problema na bexiga natatória, não sei. Ele dá uns rodopios em volta do corpo e estou achando que isso acontece com maior frequencia depois que ele come. Seria algum problema digestivo? Ele só come ração “Stick” para ciclídeos, ele não aceita nenhuma outra ração, adora camarão vivo, mas não dou muito, e come alguns peixes pequenos também (platy, neon, etc). Ele está em um aqua´rio de 100 litros, não tem nada dentro só uma raiz, sempre esteve lá, o pH da água está semrpe entre 6.4 e 6.6 e a temperatura também entre 26 e 28. Fora essas crises temporárias ele parece normal, faz festa quando chego, pede comida, mas não está colorido como de costume, está com um padrão escuro, quando como fica quando se assusta com algo. Utilizo um filtro externo, e troco parcialmente a água sempre que necessário. Alguém pode me ajudar? Estou no desespero!! Adoro esse bicho!

  • João Carlos disse:

    João Luis
    Troquei meu Oscar para um aquario maior, e ele esta muito agitado, e não tem se alimentado direito, praticamente ele nem esta comendo, chega ate a demonstrar um certo “nojo” pela ração.
    Isto pode estar relacionado com a agua, ou o que pode estar causando isso?
    Obrigadoo

    • Joao Luis disse:

      Olá João Carlos, tudo bem? Então, pode ser normal esse comportamento. O peixe deve estar estranhando o aquário novo. As vezes pode demorar até uma semana. A adaptação será mais rápida, se as exigências do peixe forem preenchidas e a idade dele também interfere bastante no tempo de adaptação. O pH esta de acordo com a tolerância da espécie? Tem bomba muito forte no aquário? O oscar gosta de ambiente mais calmo e o principal, tu estas tirando o cloro da água? Quanto mais tempo tu deixares a água em separado, melhor será, pois deu tempo de evaporar todo o cloro e estabilizar.

      Espero ter ajudado.

      Boa sorte.

  • Rosemere disse:

    Olá, João!

    O meu ex- Oscar morreu, e daí eu comprei outro e gostaria de saber como faço para poder acariciar o meu Oscar, sendo que ele já come na minha mão?

    • Joao Luis disse:

      Olá Rosemere, tudo bom?
      Então, não existe uma regra específica. Acredito que com o tempo ele vá se acostumando mais ainda contigo e se sentindo a vontade para que ele permita, que tu o acaricie. Pode acontecer dele não gostar de carinho, aí talvez tu nunca consegue acariciá-lo! Espero que logo, logo tu consigas!!
      Boa sorte!

  • Nikolas Bozzi disse:

    Ola, tenho um Oscar Bronze, idade de 1 ano, de um tempo para ca ele vem aprendentano no corpo como se tivesse grudado fezes de peixes menores, “tipo um linha”, porem nao tenho outros tipos de peixes somente o oscar, vc sabe me dizer o que seria isso?

    • Joao Luis disse:

      Olá Nikolas, tudo bem?
      Então, teu Oscar provavelmente esta com ictio, é uma doença comum, mas que se tu não cuidares, teu Oscar poderá morrer. Eu diria para tu ires a uma loja de aquários e peça por remédio contra ictio. Eleve a temperatura da água para próximo de 30 graus. Cuidado para NÃO ultrapassar dessa temperatura. Depois de curado, tu deves trocar 50% da água do teu aquário para que não ocorra nova infecção. Lembre, que a água nova deve estar livre de cloro!! No entanto, peça mais instruções a alguém que entenda de peixes na loja de aquário, infelizmente, não é todo o logista que sabe!

      Boa sorte!

  • Nikolas Bozzi disse:

    Joao Luiz, muito obrigado pela ajuda, eu nao achava que era ictio pois sempre na minha cabeça ictio sao pontos brancos e nao esse “cordoes” que as vezes fica pendurado nele, hoje ele nao apresenta nada, por isso achei estranho, sou aquarista a 10 anos, e nunca tinha visto isso, por isso recorri aqui, muito obrigado msm. FELIZ ANO NOVO

    • Joao Luis disse:

      Olá Nikolas, pois é, acho que eu li errado, então! Realmente, Ictio são bolinhas brancas. Acho que eu entendi errado, pois realmente esses cordões brancos são outra coisa. Eu já vi isso sim, meus peixes já tiveram. Infelizmente, não é uma moléstia que eu saiba o que é. Eu te sugiro manter elevado a temperatura, pois o metabolismo do peixe aumenta e ele pode responder a isso. Pode ser fungo ou algo do tipo. Espera uns dias depois da melhora do peixe e faça uma troca parcial da água.
      É o que eu faria!

      Abs e boa sorte.

      • Nikolas Bozzi disse:

        Obrigado Joao, entao, na vdd esses cordoes que formam sao da cor da ração, meio avermelhado, cor do oscar bronze.

        • Joao Luis disse:

          Nossa, realmente não sei o que pode ser! Foi mal!! Veja se ele não esta perdendo escamas. Outra sugestão é passar azul de metileno ou mercurio cromo. Se for alguma ferida que ele fez, esses medicamentos ajudarão a curar. No mais, realmente, não tenho ideia.

          Boa sorte!

  • Nikolas Bozzi disse:

    Desisto saber o que é…rsrsrs….. ele nao esta descamando, nao esta sem comer, esta normal, as vezes aparece no olho, é bem fino…

  • Rosemere disse:

    Olá, gostaria de saber, como faço para diferenciar Oscar’s e com essa resposta saberia identificar o meu Oscar.
    Obrigado! Abraços!

    • Nikolas disse:

      Entre machos e femeas é impossivel, dizem que da, mas qq aquarista diz que nao, ou seja, se for essa diferença tem que ser na sorte!!!

  • Rosemere disse:

    Olá, gostaria de saber, como faço para diferenciar a classe dos Oscar’s e com essa resposta saberia identificar o meu Oscar.
    Obrigado! Abraços!

    • Nikolas disse:

      Vc tem q ver a coloração, se ele for branco, é o albino, se for “laranja” é o bronze, se for escuro como o da 1° foto é o tigre

      • Joao Luis disse:

        Olá Nikolas, tudo bem? Muito obrigado pela força! Estou muito na correria e demoro para escrever! Gosto quando mais leitores participam!
        Realmente, eu nunca soube diferenciar macho da fêmea, quase impossível, pelo menos para mim! Hehehe…
        Abraço.

    • Joao Luis disse:

      Ola Rosemere, tudo bem? E ae, conseguiste descobrir qual é a raça do teu oscar?
      Conte para nós!
      Abraço e boa sorte.

  • igor disse:

    ola joao luis temho um aquario de 200l com filtro esterno de 960lh pedras e um tronco cascalho natural de rio . efim coloquei apenas um oscar albino de ums 6cm que ja se acostumou e come raçao da tetra a uma semana seria bom dar coraçao de boi ou figado nos fins de semana ou só raçao mesmo pra nao viciar desde ja agradesso

    • Joao Luis disse:

      Olá Igor, tudo bem?
      Acho uma boa diversificar a alimentação dele. Na natureza os animais tem uma certa diversidade de alimentos, mesmo os carnivoros. Claro, varia muito durante o ano, devido a disponibilidade do alimento. Igor, apenas cuide para que o teu oscar as coma e que não afunde, quando fores dar esses alimentos. Mesmo que tu tenhas filtro, o alimento quando apodrecer pode sujar a água, então dê de pedacinhos em pedacinhos.

      Boa sorte.

  • igor disse:

    seria bom por um cascudo ou e melhor sosinho

    • Joao Luis disse:

      Igor, não precisa. Ele é um peixe solitário, então ele esta bem sozinho. E outra, os cascudos são peixes de corredeiras e no aquário eles não vivem muito.

      Abs.

  • igor disse:

    amigo aquele oscar da primeira foto é o comum?
    nao fis nenhuma tpa ainda no aqua depois que coloquei o oscar
    é melhor tirar a agua de cima e depois repor(tpa normal).ou faser a tpa sinfonamdo o fundo? e valeu pelas dicas acima

    • Nikolas Bozzi disse:

      Caro Igor, o seguinte, para fazer a troca de agua parcial 25%, é bom sanfonar no fundo, pois restos de comida ficam por de baixo do cascalho, no meu aquario faço isso a cada 3 meses, tem gente que acho errado, mas nunca perdi um peixe, qto eu menos mexer melhor é, e na hr q vc for completar o aquario usa um produto chamado aquasafe, que serve para tirar td “de ruim” da agua. abraços!!!!

      • Joao Luis disse:

        Olá Nikolas e Igor, tudo bem com vocês?
        Tens toda a razão Nikolas, quanto menos mexermos no aquário melhor. No início, quando eu era mais novo, sempre limpava o aquário todo o mês, mas eu fazia aquelas trocas totais completamente insanas! Obviamente, eu perdia muito peixes. Nos últimos anos, eu havia recebido 10 acaras bandeira e eu adotei uma nova postura de pouca interferência. Formei dois casais e os peixes tinham mais de 3 anos, fato importante para acaras. A interferência deve ser a menor possível para que não se quebre o equilíbrio do aquário. Por isso, o filtro de cama deve ser deixado de lado, pois ele suga a sujeira para debaixo do cascalho, o que faz com essas trocas totais sejam necessárias. É interessante manter o nível da água, pois com a evaporação, os sais dissolvidos na água (presentes na água) tendem a ficar mais concentrados e com a reposição da água evita-se esse transtorno.

        Boa sorte! Nikolas, valeu pelas ótimas respostas!

  • Rosemere disse:

    Sim, o meu é o Tigre.
    Gostaria de saber, como faço para medir a temperatura da água do aquário?
    Obrigado! Abraços!

    • nikolas bozzi disse:

      Em qq loja de aquarismo voce pode comprar um termometro, existem varios, existem umas fitas que ficam grudadas no vidro, existem termometros com mercurios q vc coloca dentro da agua, no meu caso acho o melhor!!!

  • alex solis disse:

    ola . tenho um oscar tigre por volta de 14 cm. ele vive agora num aquario de 20 l. ele vivia num de 60l. quebrou. ms minha pergunta eh, estou dando alimentação. alcon SHRIMP. E BASIC. . ms venho notando que surge microorganismo no aquario. eu penso que a alimentação. do SHRIMP. e normal ou devo mudar a alimentação ja comprei comida em bastão para OSCAR. ele rejeitou. como faço para tirar estes vermes do aquario. grato.
    solissol@HOTMAIL.COM

    • Joao Luis disse:

      Olá Alex, tudo bem?
      Então, vermes que aparecem do nada, é estranho. O cascalho contínua o mesmo ou tu pegaste do ambiente? Alguma vez na vida tu deste tubifex ao teu oscar? Tens que ver a água que tu estas usando também. Esses alimentos secos não dão vermes na água! Pode ser larvas de mosquito, mas o teu oscar poderia comê-las também. Isso acontecia no teu aquário antigo?

      Em alguns casos as algas marrons quando crescem em demasia, elas podem lembrar pequenos vermes, mas eu acredito que daria para perceber a diferença. Fora isso, eu realmente não saberia te dizer, o que é. Veja o cascalho e a água que tu estas usando. Qualquer coisa faça um troca total de água com a limpeza dos cascalhos. Lembre-se de utilizar um anticloro ao encher o teu aquário novamente!

      Boa sorte!

  • rodrigo disse:

    AJUDA
    eu adquirir um oscar com 35 cm a 10 dias ele atá agora não se alimentou ja dei ração, alimento vivo e peixes até agora nada
    é comum esse comportamento no peixe ele ficar sem comer tanto tempo

    • Joao Luis disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem?
      É o que eu já comentei em um dos meus posts sobre a escolha dos peixes. Tu provavelmente compraste um oscar já muito velho por ele ter esse tamanho. Dependendo do tamanho do teu aquário e a decoração que tu estas utilizando, o teu oscar estranhará com 100% de certeza a nova “casa”! Quanto maior o peixe, mas velho ele é e mais dificuldade ele terá de se adaptar a novos locais. Fica atento, pq 10 dias sem comer é bastante tempo!

      Tu não tens colocado comida em excesso, né? Pois se tu ofereceres comida demais e ele a rejeitar, essa comida se depositará no fundo, estragando a qualidade da água. Pegue um pedacinho de fígado de frango e cozinhe-o por um ou dois minutos em água fervendo. O fígado ficará esfarelento e dê um pequeno pedaço a ele. Normalmente, fígado é um alimento muito apreciado por eles. Caso ele fique mais uns dois ou três dias sem comer, leve a loja e o troque por outro menor, pois este peixe irá morrer por não ter se adaptado!! Eu aconselharia trocar por um com no máximo 7-10cm!! Ainda são peixes jovens e de fácil adaptabilidade!!!

      Boa sorte!

      • rodrigo disse:

        João esse oscar eu ganhei de um amigo ele ficava num aquário de 70cm da pra imaginar o aperto que ele vivia
        ele faz 2 anos agora no dia 1 de abril
        esse colega pegou ele bem pequeno com cerca de 4 cm e nunca saiu desse aquário
        ele me disse que não é a primeira vez que ele ficou sem comer na casa dele uma certa feita ele me disse que ficou quase 30dias sem se alimentar
        ele agora está num aquario de 270 litros na compania de outro oscar com cerca de 25 cm
        eles se aceitam
        inclusive o oscar de 35 cm se tornou o dominante eu vou aguardar mais um pouco pra ver oq acontece
        muito obrigado por ajudar volto a falar contigo
        contando as novidades .

        • Joao Luis disse:

          Olá Rodrigo!
          Então a vida dele esta muito melhor! Puxa, 35cm em dois anos em um aquário de 70l! É que ele tá no limite do tamanho e por isso pensei que ele já fosse mais velho! Acho que a coisa esta melhor então, porque ele já é o dominante! Então é sinal que ele esta adaptado e se o teu amigo disse que ele já ficou 30 dias sem se alimentar, acho que é do comportamento do animal! Tenta o fígado e vai vendo o comportamento. Se ele contínua defendendo o canto dele e impondo a vontade dele sobre o outro é bom sinal, mas se ele ficar muito caído no canto fique atento!

          Qual a temperatura que tu deixa o teu aquário? Porque temperatura um pouco mais elevada faz com que o metabolismo do peixe acelere e ele tem mais apetite.

          Uma outra possibilidade é ele estar com saudade do antigo dono, já que ele é um peixe muito inteligente e que reconhece o dono!

          Fico no aguardo de mais informações!
          Abraço

          • rodrigo disse:

            Olá João !
            Exatamente 35 cm em 2 anos eu so acredito pq eu vi o desenvolvimento do peixe
            ele se impõe sobre o outro peixe sem machuca-lo da uns empurrões umas mordiscadas sem gravidade
            ele é muito ativo não para queto nada sem parar o tempo todo defende o canto dele no aquario
            a temperatura fica em torno de 27 graus o ph ligeiramente alcalino entre
            7.0 e 7.2
            como vc disse ele pode estar sentindo falta do meu colega
            eu via como ele se comportava deixa-se fazer carinho no dorso essas coisas
            vamos esperar para ver as cenas dos proximos capitulos
            vou mante-lo informado sobre os acontecidos
            até mais .

            • Joao Luis disse:

              Rodrigo, realmente não tens com o que te preocupares! Eu pensei no inicio que ele ficava quietinho!
              Acho que não tá com fome mesmo! O teu colega chegou a comentar o que ele comia? Que bom que ambos se dão bem! Se bem, o teu aquário tem tamanho excelente, o que permite dois gigantes vivam em harmonia!

              Vai contando!!

              Boa sorte!

              • rodrigo disse:

                Bom dia,João!
                O meu colega o alimenta com ração de gato,alimento vivo e ração para oscar ja tentei tudo e até agora nada mas como vc disse
                ele deve estar sentindo saudades do antigo dono ou está msm ou se acostumando com a nova morada
                o jeito é esperar e ver oq acontece

                • Joao Luis disse:

                  Fala Rodrigo!
                  Nossa, ração de gato! Chega ser paradoxal! Seguinte, continua com alimentação do outro oscar e tu verás que o novo inquilino irá se adaptar!
                  Vai contanto!

                  Boa sorte!

  • rodrigo disse:

    Olá,João !!
    ontem a noite ele comeu 2 stikcts

    • Joao Luis disse:

      Ótimo rodrigo! Eu fiquei mais tranquilo depois que tu disseste que ele é super ativo, então era questão de tempo!
      Tu verás que ele comerá com frequência, mas acho que ele come pouco!

      Abração.

  • claudinei disse:

    olá joão luis eu ñ encontrei o local onde fazia as perguntas então eu venho fazer por aqui a minha pergunta eu gostaria de saber qual é a espécime de arvore que eu possa usar o tronca dela para por no meu novo aquário que eu estou montando para os meus oscas tenho cinco e meu novo aquário terá 1000 litros hoje estão num de 300 litros . desde já venho a agradecer

    • Joao Luis disse:

      Olá Claudinei, tudo bem?
      Então, tu me pegaste agora! Eu te aconselho a comprar qualquer uma que tu ache bonita nas casas de aquário, pois honestamente, não tenho a menor ideia de qual árvore tu podes utilizar. Eu sei, que não basta colocar o tronco na água, ele tem que passar por um processo de desidratação, caso contrário o tronco irá apodrecer no aquário. Eu também desconheço o processo de desidratação do tronco.

      Nossa, os teus oscares ficarão muito felizes com a nova moradia! Parabéns!

      Desculpa por não ajudar!
      Boa sorte.

  • Renata Mello disse:

    João boa noite! Meu marido e eu somos criadores de Oscar, já tivemos de todas as espécies. Nosso aquário tem 300L um maravilhoso lar… sem muita decoração, aliás eles odeiam decoração rsrs alimentamos com ração e peixes. São 2. um tigre e um albino com aproximadamente 1 ano e meio. Minha dúvida é referente ao comportamento estranho nas duas últimas semanas. O tigre não faz mais festa, não pede mais comida e só fica na superfície no mesmo canto por horas. Vinha comer na mão e hoje não que saber de comida. O albino está normal…. não vejo nenhuma mancha, ph normal… não mudamos nada. O que pode ser? Quando nos aproximamos ele se afasta e como se levasse um susto fica se batendo (saltando) desesperadamente até que eu apague a luz e ele se acalma…. o que acontece???? Aguardo sugestão! Abços e obrigada pelo help.

  • leonardobarrosodesales disse:

    Ola estou com um aquario de 400 LT com um oscar de 2 anos, gostaria de saber se compenssaria eu por grama de aquario, se o meu oscar nao iria destruir?
    Pois acho muito lindo aquario com grama e areia!
    Outra pergunta eu vou passar de pedra para areia teria de ser areia de piscina né? só gostaria de saber como posso esta fazendo essa mudança, por tenho medo do filtro do aquario emtupir pois nao conheço esse tipo de areia, alias nunca tive contato! Agradeço otimo site braço

  • anderson disse:

    olá joão tenho um oscar de uns 14 cm ele estava num aquario de 40 litros e comprei um de 100 litros ele esta muinto feliz qual o tamanho maximo que ele pode chegar sosinho ? e quanto tempo ele demora para chegar no seu tamanho maximo?

  • Tatiana Selasco disse:

    tenho um apaiari bronze e gostaria de saber sua idade. ele mede uns 16cm. é possivel saber a idade pelo tamanho???

  • Gian disse:

    cara faz uns 2 ou 3 meses que eu comprei um oscar bronze, ele veio com uns 7 ou 8 cm, e esta cm uns 12… mas ele esta com um estranho comportamento, quando eu dou o stick para oscars da alcon a ele, ele pega, mastiga, cospe, e sai pelo chão do aquario catando e sugando as migalhas que eles cospiu, eu já vi peixes cospirem a ração por não gostarem, mas ele cospe e vai catar ela para comer, então ele come ela! ele n deixa de comer, mas o problema, eh q ele come 50% das migalhas que caiem, e outros 50% das migalhas q caiem ficam ali, oq deixa o aquario meio feinho, eu tinha umas pedrinhas, mas como ele tem esta mania, as pedrinhas n deixavam ele achar a comida e acabava juntando mais migalhas, e ele tbm comia muito pouco, mas ñ sei oq faço pare-se q é so o meu oscar q faz isso, pq pesquisei em sites, e no yahoo resposta e todos me disseram q isto é apenas um habito, falaram q talvez ele n esta gostando da comida, e me mandaram alimentar ele com alguma coisa q ele goste, blz, alimentei com carne de boi e frango, ele fez a mesma coisa, alimentei com minhoca, ele fez a mesma coisa, alimentei com grilo, ele fez a mesma coisa, comida viva então… mas eu queria saber se algum oscar seu já fez isto?

  • Fernando Abi Hanna disse:

    Boa Noite…. eu tenho 1 Oscar comum com huns 10 cm +/- dae ontem comprei 1 Oscar red tiger importado de 4 a 5 cm +/- … so q o Comum nao deixa o Red. ficar andando no aqua. eu ja tirei o tronco q estava no centro pois poderia ser isso q marcava o territorio dele… depois da retirada o Red. começo a nadar em tudo até que o Comum novamente tentou morde o pequeno =/ … e agora ele fica perto do termostato e nao sai d la =/ e nem comer come =/ … oque eu posso fazer abraço

  • anderson disse:

    e ai joão coloquei um pintado junto com meu oscar ele ja ta com 18cm o pintado tá com 12cm sera que eles crecem muinto ?

  • Kauan Unico disse:

    tenho 4 oscar filhote 2 tigre de 7cm e 2 albinos de 10cm, tem algum problema deixar ele juntos? pois eles estao juntos e um albino esta com o rabo machucado e um tigre esta com rabo se desfazendo mais nunca vi eles brigando.. estou com eles a uma semana e nun sei oque fazer por favor c alguem solber algo, me manda por e-mail: kauan_maiseu@hotmail.com

  • Rose disse:

    ola tudo bem? tenho 3 peixes oscar eles apareçeram com piolhos. gostaria de saber se existe algum tipo de remédio pra isso me ajudem. obrigado

  • Rosemere disse:

    Olá, João, tudo bem ?
    Então, gostaria de saber se: quanto maior for o aquário maior será o tamanho do Oscar, isso é verdade ? Se for, qual tamanho necessário de um aquário para que o Oscar fique num tamanho exato ?

    Também gostaria de saber por que o meu Oscar muda de cor (às vezes amarelo bem claro e às vezes meio preto ou marrom escuro), sabendo que ele é do tipo daquele primeiro Oscar do início desse Blog ?

    Obrigado!
    Espero a resposta.

    • Joao Luis disse:

      Olá Rosemere, tudo bem?
      Perdão pela demora em responder. Na verdade, quanto maior o aquário, mais acelerado será o desenvolvimento do teu peixe, mas não fará com que eles sejam maior que o esperado para cada espécie. Por exemplo, o Oscar chega a mais ou menos 35cm, então em um aquário grande, onde ele possa nadar com desenvoltura, ele tenderá a chegar a este tamanho mais rápido, do que se estivesse em um aquário menor. Mas lembrem-se, isso não é matemática e se os pais do teu peixe forem menores, provavelmente teu peixe será menor que a média e o contrário também é possível, pais grandes, igual a filhotes grandes.

      Normalmente para cada centímetro do peixe adulto, será necessário 2 litros, ou seja, um Oscar que pode chegar a 35cm, tu precisarás de um aquário de 70 litros. Tem outros autores que dizem que a medida seria de 1cm para 1 litro, mas no caso do Oscar, o menor aquário deve ter entre 50-70litros, nunca menos que isso.

      A coloração varia conforme o estado do teu peixe e em determinados momentos ele apresentará coloração mais forte ou mais fraca. Pode ser influência da alimentação também. O que ele não pode ter é coloração esbranquiçada ou pálida e ao mesmo tempo, apresentar falta de apetite, daí é sinal que ele esta mal de saúde.

      Rosemere, espero ter ajudado.
      Boa sorte.

  • Rosemere da Penha disse:

    Olá João Luis, tudo bem ?
    Tudo bem pela demora, afinal não é sempre que temos tempo para ficar conectados. Hehe!

    Obrigado, pois voce me ajudou bastante em relação a medida do aquário.

    • yvinna disse:

      Olá João Luis espero que vc possa me ajudar eu ganhei um oscar red do meu noivo a uns tres meses ele esta com 10cm eu eu comprei outra no domingo agora e este que eu comprei tbm oscar red 7cm mais o maior esta bislicando o menor sera q isso é briga se for o menor pode morrer ? eu o separei eles com uma divisoria de vidro no mesmo aquario e que eu reparei que eles não estao mais se estranhado quando chegao um perto do outro e se vem pelo vidro sera que eu posso tirar a divisoria ? (obs eles estavam juntos em um aquario 80 lts ) sera q seu eu comprar um aquario maior de uns 120 lts eles continuara brigando ?

  • OLA JOÃO SOCORRO MEU OSCAR PEGOU UNS PONTINHOS BRANCOS Q JA TRATEI COM AQUALIFE E OUTRO MEDICAMENTO Q DEIXA A A AGUA AZUL Q ACABEI ME ESQUECENDO O NOME MAS NAUM ADIANTA VOLTOU TUDO DE NOVO ELE ESTA QUETINHO E SEM APETITE ESTOU COM MEDO DELE MORRER O Q EU FAÇO ME AJUDEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Alyne Picoleh disse:

    Olá! Tenho 2 Oscar ainda com 14cm cada, nunca tive problemas mais agora brigam muito, sempre tem um que não deixa o outro se alimentar. Eu já separei mais queria muito poder deixar os dois no mesmo aquário. Não posso ter 2 aquários em casa, e também não queria me desfazer de um deles (já peguei muito amor). Será que se eu comprar mais um resolve? O que vcs me aconselham?? Obrigada!

    • lucas disse:

      alyne o oscar ele é um peixe muito territorial é muito normal eles brigarem todas as horas leve ele a uma pessoa q saiba defini os sexo dos peixes se for dois machos vc tera q separa

      • Wendel disse:

        Olá acabei de comprar um aquario de 187 litros, atualmente so tenho um oscar tigre, minha idéia é poder povoar o aquario sem problema, o peixe atualmente está em um aquario de 60 litros e deve estar com minimo com 15 cm por isso a necessidade desse novo aquario. Alguns vendedores que informaram que ele se da bem com peixes de fundo como cascudo e cat fish, porem sera necessário escolher os peixes pelo tamanho….. minha idéia é tambem colocar um caramujo, mas na segunite sequencia, e gostaria de saber se vai dar certo:
        O que eles me falaram é que primeiro tenho que montar o Aquario novo e nele colocar as espécies novas, após uns 3 ou 4 dias acrescentar o oscar, após isso envolver o vidro do aquario com plastico de lixo preto para escurece- lo depois de 48 hs tirar o saco, e se tudo der certo o oscar ficar avontade com os novos parceiros.

        Se alguem souber de alguma espécie que possa acrecentar ao aquario me informa pelo e mail wendelfury@ig.com.br, pois assim penso melhor como vou povoar o aquario direito.

  • Tiago Marques disse:

    Ola Amigo…TenhO U Gold Ruby Ha Uns 8 Meses…Atualmente Estou Akimentando Ele C camarao …Sou O Unico Q Cuida Do Aquario…O Maximo De Afeto Q Ele Tem Por Mim Eh Me Encarar E Dar Uns Tremiliques Na Nadadeira…E Vai Se AfastandoNo Aquario….Ele N Pega Comida Na Minha Mao…Tao Menos Aceita Carinho… Como Faço P Me aproximAr Dele…E Fazer Aceitar Carinho???

    Obrigado…

  • matheus ferraz de campos disse:

    Luis tenho dois oscar um ruby e um tigre sera que se eu por os doi em um aquario de 164 litros eles sobrevivem numa boa os dois tem aproximadamente 20 cm

  • samuel carlos disse:

    muito legal em breve eu terei um oscar entao valeu a dica

  • Fabio disse:

    Se soltar um oscar de aproximadamente 15cm em uma lagoa ou represa ele sobreviverá?

  • warnen costa disse:

    ola joao tenho 2 oscar tigre pequeno e ja tentei colocar no meu aquario comunitario e eles comecavam a bater nos outros peixes, entao colocava uma barreira de vidro pra adestrar ele para nao fazer mais isso, mas mesmo quando tiro a parede de vidro eles demoram um pouco, mas logo comeca a bater de novo nos peixes, meu aquario e de 300 litros. tento coloca-los no meu aquario comunitario pq ja vi videos de oscar vivendo numa boa com outros peixes do seu tamanho.
    no meu aquario tem carpas véu e kinkios, os oscar sao menores que as carpas, mas sempre eles mordem a calda das carpas.
    o que devo fazer para ele viverem juntos?

  • Adriana Ribeiro disse:

    Eu tenho um oscar tigre e ele é arisco ele não deixa eu passar a mão nele quando eu vou passar a mão ele se bate fica bravo é normal?

  • diego disse:

    tenho um oscar tigre na media de 18 a 22 cm algum vou ter que viajar passar 30 dias fora estou querendo vender..
    dmaciel320@gmail.com

  • Nadja disse:

    Meu oscar tem 8,5 cm… tem como saber a idade aproximada dele?

  • LEVINO disse:

    Meu óscar esta com as guelras afundada e não esta comendo,oq faço?

  • jessica disse:

    Ola , preciso mto de ajuda , estou com o meu oscar doente faz um tempo , primeiro apareceu larvinhas na agua tratei com ictio , mais agora faz quase 3 semanas ele não come esta magro , descamando e muito ofegante os olhos vc ve q estão pretos … Passei clean na agua semana passada pq me indicaram
    obrigada

  • Priscila Modica disse:

    Me ajudem por favor, tenho 2 Oscar a mais de 5 anos nunca tive problema com eles, na noite de sábado para domingo eles tiveram uma briga muito violenta um alvorosso dentro do aquário, no domingo de manhã notei que um deles estava deitado no fundo do aquário com a cor mais clara quase que desbotado e sua respiração ofegante, busquei informaçõe e sei que é stres mas preciso saber quato tempo isso dura??? Estou preocupada ele não se alimenta e já é o segundo dia que ele esta assim, como posso ajuda-lo??? tenho medo que fique doente. Não quero perder meu peixe!

  • Victória disse:

    Eu tinha um casal de Oscar, eles tiveram filhotes, mas um dos adultos acabou morrendo nesse nosso inverno gaúcho, junto com alguns filhotes.
    Quando meu pai foi trocar eles de ambiente, acabou deixando o outro adulto cair no chão 2x, o peixe está bem, mas engoliu uma bolha de ar.
    Oque eu faço? já procurei em tudo quanto é lugar mas não sei oque fazer.
    Desde já agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Peixe Oscar no .

Meta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 61 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: